São Paulo – Em sentido oposto a diversos setores e empresas que calculam queda nas vendas a Case IH aposta em mais um ano de crescimento no Brasil. Segundo Christian Gonzales, vice-presidente para a América do Sul, a expectativa é de leve alta sobre 2019 e manutenção da tendência dos anos anteriores.
"A demanda está aquecida graças às boas condições que o mercado oferece aos agricultores, que têm alta rentabilidade. Acreditamos que isso continuará no segundo semestre.”
No primeiro semestre a empresa conquistou bons resultados em alguns segmentos, como o de colheitadeiras, no qual suas vendas cresceram 30% sobre 2019 – o segundo maior volume de sua história no Brasil e o maior dos últimos sete anos. Já no segmento de tratores a expansão foi de 6% na mesma base comparativa, representando o terceiro maior volume de vendas da empresa no período.
Em ambos os segmentos as vendas só ficaram atrás de anos como 2013 e 2014, quando os juros praticados pelo mercado, em torno de 2,5%, eram muito atrativos e impulsionavam as vendas: "Conquistamos esses resultados em um período de muitas incertezas por causa da chegada da pandemia. Isso mostra que estamos ganhando presença de forma expressiva, mesmo sem buscar grandes volumes".
Gonzales lembrou que o posicionamento da marca no mercado é considerado mais premium e, por isto, o foco não está em conquistar grandes volumes de vendas mas em atender produtores que investem em busca de rentabilidade cada vez maior.
Com chegada da pandemia a empresa também aproveitou para avançar com sua estratégia digital no País, realizando treinamento online para concessionários e clientes, além do uso de ferramentas como o aplicativo Whatsapp para comunicação e atendimento mais rápido: "Também reaprendemos a fazer os lançamentos de nossos produtos. As apresentações das máquinas em operação também estão sendo repensadas".
Para os próximos anos a empresa tem meta interna de crescimento global de 5%, que faz parte do novo ciclo de investimento de US$ 5,6 bilhões da Case IH no período de 2020 a 2024, e que também envolve novos produtos.
Foto: Divulgação.