São Paulo – Em pré-venda desde abril o caminhão Jac iEV 1200T e a picape iEV 330P foram, enfim, lançados no mercado brasileiro – mas com as primeiras entregas apenas em dezembro. O caminhão pode ser encomendado por R$ 349,9 mil e a picape por R$ 289,9 mil, ambos importados da China.
Ambos os veículos são dedicados ao trabalho dentro das cidades em diversas aplicações, como na distribuição de bebidas, alimentos, remédios e na prestação de serviços. O iEV1200T tem PBT de 7,5 toneladas, bateria de fosfato de ferro-lítio, motor elétrico de 177 cv de potência, câmbio automático e autonomia de 200 quilômetros por dia. A picape tem capacidade para transportar 800 quilos de carga equipada com motor elétrico de 150 cv de potência, câmbio automático e 320 quilômetros de autonomia.
Sergio Habib, presidente da JAC, considera a autonomia dos veículos mais do que suficiente para as operações em que eles serão utilizados: "A maioria dos clientes que já testou e comprou roda menos de 100 quilômetros por dia com cada veículo".
A recarga das bateria dos veículos demora de duas a oito horas para ir de 20% até 100%, dependendo do tipo de carregador. Habib disse que a JAC possui parceria com a EDP para fornecer e instalar carregadores, mas acredita que as empresas os comprarão de maneira independente, assim como cuidarão da instalação por conta própria: "Com o avanço da eletrificação os carregadores serão vendidos como commodity".
Mesmo sendo dedicados ao trabalho os veículos possuem lista de equipamentos interessante, que no caso da picape é composta por sistema multimídia com tela de 7 polegadas e bluetooth, câmara de ré, direção eletro-hidráulica, luzes de condução diurna de led, ar-condicionado, faróis de neblina e dois airbags.
O caminhão iEV1200T tem ar-condicionado, sistema multimídia com bluetooth e tela sensível ao toque de 10,2 polegadas e direção eletro-hidráulica.
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