São Paulo – Mesmo com a crise causada pela pandemia da covid-19 a Cummins Filtros vive um bom momento no Brasil. No acumulado do ano suas vendas cresceram 38% e, no terceiro trimestre, foram recorde, com alta de 28% na comparação com igual período do ano passado. Com relação ao segundo trimestre deste ano o incremento foi de 44%.
Segundo Antonio Almeida, diretor de vendas da unidade de negócios para a América Latina, a expansão foi impulsionada pelo plano traçado para o mercado local, de aumento do portfólio, localização da produção de novos itens e ampliação da presença em todos os distribuidores.
Leandro Figueiredo, gerente de marketing e vendas para a América Latina, lembrou que alguns segmentos, como caminhões, ônibus, geradores e marítimo, seguiram com parte de sua demanda durante a pandemia e ajudaram a alavancar os negócios: "O agronegócio não parou, assim como parte da mineração, faturando até mais com a alta do dólar, e nós trabalhamos na expansão e melhoria dos produtos que oferecemos nesses segmentos para aumentar a disponibilidade das máquinas e veículos".
Para Figueiredo o segmento de geradores foi muito importante esse ano em função da essencialidade dos equipamentos durante a pandemia em hospitais de campanha: a Cummins possui em seu portfólio os kits de manutenção de filtros que tiveram a demanda aquecida.
A Cummins Filtros é uma unidade de negócio independente. Isso ajudou na expansão dos negócios durante a pandemia porque a empresa produz e comercializa equipamentos multimarcas, atendendo a motores de diversas empresas. O diretor também ressaltou que a divisão manteve seus investimentos programados para o ano, o que ajudou a suportar a maior demanda.
Também houve um trabalho complexo para coordenar as ações da companhia logo no começo da pandemia, quando o cenário era cheio de dúvidas, de acordo com Almeida: "A comunicação foi um ponto chave nesse momento. Fazíamos reuniões aos sábados e até aos domingos para nos atualizarmos da situação do País e do mercado. Também nos aproximamos ainda mais dos distribuidores para entender o que poderia acontecer".
O crescimento até agora foi puxado pela reposição, pois no mercado original a Cummins Filtros acumulou queda até setembro e projeta recuo de até 10% no ano: "Nosso maior volume de vendas é no aftermarket, que ajudará a compensar o recuo no mercado OEM. No geral deveremos crescer de 10% a 12%".
Para 2021 a companhia espera novo incremento de dois dígitos em suas vendas.
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