São Paulo – A Volkswagen entrou no negócio de carros por assinaturas ao lançar, na quarta-feira, 4, o VW Sign & Drive em parceria com seu braço financeiro, o Volkswagen Financial Services, e sua rede concessionária, por meio da Assobrav. A princípio o foco será o Estado de São Paulo, mas já há planos de estendê-lo para outras regiões, aproveitando a capilaridade da Rede VW no País.
Além de concorrer com outras fabricantes que já exploram as assinaturas de veículos a Volkswagen terá como competidor um importante cliente: as locadoras. Muitas já oferecem o serviço, especialmente para motoristas de aplicativo, e o vice-presidente de vendas e marketing, Gustavo Schmidt, tratou de esclarecer que o foco, ao menos a princípio, é outro:
“Há mercado para todos. Não estamos focando o motorista de aplicativo, mas o consumidor final. A ideia é oferecer outra opção de aquisição de modelos VW”.
De fato, de início, o público-alvo é bem distinto daquele que dirige carros para Uber, 99 e similares: são dois modelos ofertados, o T-Cross 200 TSI e o Tiguan Comfortline, em planos de doze meses por R$ 1 mil 899 mensais, e de 24 meses por a R$ 3 mil 659, respectivamente. As pesquisas da Volkswagen apontaram que o consumidor mais propenso a aderir à locação tem de 30 a 45 anos, ensino superior completo e que mira carros de R$ 100 mil a R$ 200 mil.
Os planos incluem seguro, documentação e tributos, manutenção preventiva e assistência 24 horas. Sua assinatura pode ser feita online, em um processo que a VW destacou ser de apenas seis passos, ou nas concessionárias. Estas poderão, ao fim do ciclo, ser as responsáveis por vender os modelos como seminovos e por tentar reter o cliente ao assinar um novo contrato.
Schmidt não deu projeções ou metas de vendas: argumentou que, por ser um modelo de negócio novo, é difícil prever o comportamento do mercado. Também por ser novo deverá ser aprimorado no decorrer do tempo: além de novos modelos há a possibilidade de incluir usados no projeto e novos planos. Todo retorno dos consumidores serão avaliadoa pela companhia para evoluir o Sign & Drive.
Foto: Divulgação.