São Paulo – Chega à rede Nissan em meados de março o facelift do Kicks, batizado pela empresa de Novo Kicks. Foram mantidas as quatro versões, com novos nomes, e os preços, mesmo diante do cenário de pressão de custos que vive a indústria. Mas é temporário, segundo Tiago Castro, diretor sênior de vendas e marketing: a ação tem como objetivo ser um chamariz para o cliente à concessionária.
O Kicks representa muito para a Nissan brasileira. É seu modelo mais vendido – 36,4 mil unidades no ano passado, mais da metade dos 61 mil emplacamentos da marca –, é exportado para outros mercados da América Latina e foi, segundo Castro, “desenhado para o consumidor brasileiro e com um valor gigantesco para a Nissan. O comprador do Kicks fala do carro aos amigos e atrai mais clientes para a marca”.
Para este facelift foram investidos R$ 100 milhões, incluídos o desenvolvimento e alterações na fábrica de Resende, RJ. Ganhou novos equipamentos para auxiliar os cerca de 2 mil funcionários, como um novo molde de estamparia, novos robôs a AGVs, os pequenos robôs autoguiados que conduzem carrinhos de peças e plataformas.
Trabalhando em um turno, Resende tem, de acordo com Castro, capacidade para atender a demanda programada para o Kicks: “Projetamos vender 50 mil unidades nos próximos doze meses. O momento é bom para o segmento, que está em crescimento”.
O cenário de falta de matéria-prima e componentes eletrônicos ainda não prejudicou a operação industrial da Nissan brasileira, que lança mão de frete aéreo e até helicópteros para buscar peças com mais rapidez. “Acompanhamos tudo atentamente, diariamente, para que não falte veículos para as concessionárias”.
O que faltou, ao menos neste primeiro momento, foi a ansiada versão PcD do Kicks. A anterior já deixou de ser produzida e a demanda é tamanha que a Nissan precisou se posicionar garantindo que busca soluções para atender aos consumidores – incluindo diferentes possibilidades de isenções e até descontos da própria montadora.
Por ora o Kicks é oferecido, em pré-venda especial na loja virtual da Nissan, nas versões Sense MT, por R$ 90,4 mil, Sense CVT, R$ 98,4 mil, Advance CVT, R$ 106,4 mil, e Exclusive CVT, R$ 116,4 mil. Muitas inovações foram agregadas às versões, como um sistema de som exclusivo fornecido pela Bose e tecnologias semiautônomas – estas oferecidas em pacotes separados. A Nissan adotou também a estratégia de oferecer acessórios separadamente, ampliando as opções.
O Kicks está disponível nas cores azul, branca, cinza, prata, preta e vermelho, com opção de teto bitom, em preto, para as vermelha, azul e branca. Internamente há diferentes tons também. O motor segue o mesmo 1,6 litro 16v que alcança até 114 cavalos.
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