São Paulo – Sai o São Paulo Expo, entra o Autódromo de Interlagos. Esse poderá ser o novo endereço do próximo Salão do Automóvel, por enquanto agendado para 2022 – em 2021 já se sabe que o evento, adiado de 2020, não ocorrerá. Essa foi uma das saídas encontradas para alterar o formato da mostra e atender às solicitações das montadoras com relação ao último evento, realizado em 2018 no São Paulo Expo.
A mudança do Salão para o Autódromo tornaria bem mais facilitada a realização de test-drives, por exemplo, além de ações de marketing específicas de cada empresa fabricante, rompendo com a configuração padrão do evento.
Além disso as montadoras poderiam comercializar veículos e participar da mostra com um volume de investimento bastante diverso – quanto maior o aporte, naturalmente, maior a exposição e participação da marca em atividades ligadas ao evento. Estas foram duas das queixas mais comuns das empresas no início de 2020 para justificar ausência no Salão daquele ano, que por isso acabou por ser adiado para 2021.
A proposta é criar diversas áreas espalhadas pelo Autódromo durante os dias de realização do evento. Além de test-drives na pista e em trechos off-road haveria espaços para abrigar temas mais amplos como mobilidade, tecnologia, carros antigos e afins.
De acordo com fontes ligadas ao evento a proposta já foi apresentada às montadoras para estudo. Procurada pela reportagem a Reed Exhibitions, organizadora do Salão do Automóvel, não quis conceder entrevista. Por meio de nota sua assessoria de imprensa afirmou que, sobre a possibilidade de não realizar o próximo Salão do Automóvel no São Paulo Expo, “estamos trabalhando em formatos que atenderão à grande expectativa das empresas participantes e dos visitantes. Oportunamente, teremos informações objetivas para comentar sobre a realização do evento”.
Na semana passada a empresa confirmou a informação publicada pela Agência AutoData de que o evento adiado de 2020 não aconteceria mais em 2021. Também por meio de nota a assessoria de imprensa da Reed Exhibitions afirmou que “o Salão bienal, que não pode ser realizado em 2020, e para o qual a organização buscou, ainda antes do contexto da pandemia, a viabilidade de realização dentro de um calendário bastante ocupado de eventos para este ano, não está planejado para 2021 e deverá retornar ao calendário apenas em 2022”.
Caso confirmado o novo formato do Salão do Automóvel não será exatamente uma novidade. A Editora Abril já realizou algumas edições do batizado Quatro Rodas Experience no próprio Autódromo de Interlagos, de 2005 a 2009 e depois em 2011, evento de proposta bastante assemelhada. Outro evento parecido, o Acelerados FAST, foi realizado no Autódromo Velo Città em Mogi Guaçu, SP, em 2019.
Fenatran. Já a Fenatran, agendada para ser realizada de 18 a 22 de outubro deste ano no São Paulo Expo, sofreu mais uma baixa. A Volkswagen Caminhões informou à reportagem que não participará da mostra neste ano.
Na semana passada a Anfavea já havia informado que não participaria da Fenatran neste ano com estande, como tradicionalmente acontece. Isso não impede, de qualquer forma, que suas associadas participem do evento.
A reportagem solicitou à Reed Exhibitions uma lista das montadoras já confirmadas para a Fenatran 2021. Em nota, sua assessoria de imprensa respondeu que “trata-se um material interno nesse momento, conforme acordo com nossos clientes. A divulgação da lista completa ocorrerá oportunamente em coletiva oficial de imprensa”.
Na semana passada, em resposta à reportagem da Agência AutoData revelando que a Anfavea não teria estande na Fenatran, a assessoria de imprensa afirmou, também por meio de nota, que “a Reed Exhibitions já conta com uma significativa participação confirmada de mais de 150 empresas expositoras e mais de duzentas marcas. Para essa edição a organização está preparando novos formatos para ampliar as oportunidades e rodadas de negócios para os expositores e os seus públicos”.
Foto: Pirelli/LATImages/Fotos Públicas.