São Paulo – A pandemia atrasou por alguns meses a chegada ao mercado brasileiro da nova geração do Renault Zoe, agora Zoe E-Tech. Importado da França, o elétrico deveria ter chegado às concessionárias brasileiras no ano passado, mas só agora está disponível para test-drive e compra na rede Renault em duas versões, Zen e Intense, por R$ 205 mil e R$ 220 mil, respectivamente.
Sua principal mudança está na bateria, que ganhou 25% de capacidade – agora em 52 kWh, o suficiente para rodar 385 quilômetros com uma carga completa, ou 100 quilômetros a mais do que a anterior. Isso foi possível, segundo a Renault, graças a um processo de engenharia na arquitetura de armazenagem da bateria.
Outra mudança relevante está no sistema de carregamento, que agora aceita até sete entradas de tomadas, considerando as principais do mercado, e também é compatível com carregadores rápidos, que tiveram um grande crescimento no País e são oferecidos em postos de combustível nas estradas, por exemplo.
Em um terminal rápido de recarga é possível obter 150 quilômetros de autonomia em apenas trinta minutos, informa a empresa. Para carregadores tradicionais, instalados em casas e condomínios, o carregamento de 100% da bateria leva pouco mais de oito horas.
O motor elétrico alimentado é o R135, que entrega 135 cv de potência, com torque instantâneo de 25,1 kgfm. Ricardo Gondo, presidente da Renault no Brasil, disse que o novo Zoe faz parte do plano de lançamentos de elétricos, que contará com mais um modelo até o final do ano: "Queremos ser referência em mobilidade limpa no Brasil e o Zoe chega para fortalecer nossa liderança nesse mercado".
Externamente o modelo também foi atualizado, com visual mais moderno e iluminação full led, mas é internamente que ele possui mais novidades, utilizando quatro peças de plástico reciclado para compor o acabamento e o revestimento dos bancos para a versão de entrada, Zen, seguindo sua pegada ecologicamente correta.
O pacote de tecnologia e conectividade também foi reformulado e agora oferece quadro de instrumentos digital de dez polegadas, sistema multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas e conectividade com Apple CarPlay e Android Auto.
Fotos: Divulgação.