São Paulo – A Caoa busca localizar o máximo possível de peças e componentes dos veículos Hyundai e Caoa Chery produzidos em Anápolis, GO, e Jacareí, SP, contanto que seja financeiramente viável. Ivan Witt, diretor de compras da Caoa Montadora, citou algumas opções de novos negócios no Seminário AutoData Compras Automotiva — O Novo Normal, na segunda-feira, 17.
“Quando maior a peça maior a necessidade. Peças grandes ocupam mais espaço nos navios e pesam mais. Mas a equação precisa fazer sentido: no caso dos estampados, por exemplo, é difícil conseguir chegar a esse valor de produção local, porque a escala é baixa. Precisamos pensar em soluções para isso.”
Witt disse que a Caoa está de portas abertas para fornecedores com soluções para nacionalizar peças e componentes de seus veículos. Em fevereiro a empresa promoveu um workshop com 47 empresas, no qual apresentou e ouviu oportunidades.
Nos últimos cinco anos a Caoa dobrou o número de fornecedores de suas duas marcas, alcançando 118 empresas, e dos part numbers, que chegaram a 762. Em alguns casos o mesmo fornecedor consegue atender Hyundai e Caoa Chery, caso de baterias, pneus, vidros, bancos e aço, dentre outros.
A pandemia trouxe desafios, de abastecimento e custos, especialmente. Mas Witt garantiu que a produção até agosto, ao menos, está garantida: “Nós aumentamos estoques e antecipamos compras de itens críticos. O foco é na continuidade da produção”.
O executivo admitiu, porém, que após agosto o desafio ficará maior. Até porque a companhia pretende adicionar um novo turno de produção para dar suporte a seu plano de crescimento no mercado nacional.
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