São Paulo — O futuro da cadeia de fornecimento foi um dos temas apresentados por Matthias Kaeding, diretor de compras da Mercedes-Benz, no Seminário AutoData Compras Automotivas — Novo Normal, na segunda-feira, 17. Para o executivo, com todas as mudanças que estão acontecendo na indústria, as oportunidades locais deverão ser maiores no futuro:
"A Mercedes-Benz separou suas operações de caminhões e automóveis, para ser mais flexível e aumentar o foco em cada mercado. Esse movimento deverá expandir as cadeias locais de fornecimento".
Kaeding acredita que no futuro será necessário focar mais nas demandas regionais dos clientes e a parceria com os fornecedores terá que crescer, pois a intenção é não desenvolver nada sozinho, mas sim envolver seus parceiros do começo ao fim do projeto. Longos contratos de fornecimento também deverão ficar para trás, com parcerias sendo fechadas para cada projeto, até pelas características de cada um deles:
"Imagino que precisaremos de uma cadeia de fornecimento exclusiva para cada projeto de mobilidade. Já estamos discutindo novos formatos para estabelecer os contratos futuros".
Diante desse cenário os fornecedores também precisarão avançar na Indústria 4.0, entregando mais inovações e agilidade para os projetos, junto com a capacidade para atender às demandas, ponto que a Mercedes-Benz já acompanha de perto.
O diretor também revelou que os volumes de compras junto aos seus fornecedores cresceu até abril, na comparação com os quatro primeiros meses do ano passado, puxado pelo próprio crescimento da produção nacional.
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