São Paulo — A localização de componentes também é vista como tendência para os próximos meses no segmento de veículos comerciais. Eaton e ZF, dois dos principais fornecedores de sistemas de transmissão com produção nacional, apontaram os principais fatores que podem aumentar suas demandas no mercado local no segundo dia do seminário Compras Automotivas — O Novo Normal, realizado na terça-feira, 18, via internet.
De acordo com Antonio Carlos Galvão, presidente da Eaton, que destina boa parte de sua produção local para atender às demandas intracompany no Exterior, "as montadoras precisam priorizar os investimentos feitos aqui e, assim, manter a aposta na localização. Afora a proximidade com o fornecedor, e outras questões logísticas, temos no País centros de excelência em termos de manufatura para o setor automotivo".
Para Carlos Delich, presidente da ZF, no momento muitas montadoras estão buscando aumentar o índice de nacionalização, um aprendizado, segundo ele, que surgiu a partir do avanço da pandemia e dos problemas de abastecimento de peças e partes que surgiram a partir dela: "Afora o legado técnico, a indústria nacional tem capacidade, hoje, para atender também a um eventual aumento da demanda no mercado interno por causa da busca por mais nacionalização".
Ambos os executivos citaram o fato de suas casas matrizes estarem buscando por maior capacidade em suas subsidiárias, uma vez que há forte demanda por componentes para veículos elétricos nas fábricas instaladas na Europa, principalmente.
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