São Paulo — Aumentou a procura por automóveis e comerciais leves na plataforma de e-commerce Mercado Livre, uma das três maiores do País em volume de anúncios de veículos. De acordo com levantamento da empresa os anúncios de modelos novos no site cresceram 45% no primeiro trimestre sobre o volume verificado em igual período no ano passado. O perfil de crescimento do indicador de anúncios, considerado como demanda pelo site, segundo gráfico divulgado, ocorre desde agosto do ano passado.
A intenção de compra, quando há solicitação de contato com o vendedor via plataforma online, aumentou 81% no primeiro trimestre na comparação com o janeiro a março de 2020. A empresa não informou os volumes envolvidos. No último dia de maio, no entanto, o site indicava 18,8 mil anúncios de veículos zero quilômetro abertos.
"A movimentação no período é um reflexo da pandemia, que voltou a fechar as lojas e direcionou as vendas para os canais online", disse Fernando Trujillo, consultor da IHS Markit. "A medida ajudou o setor de distribuição no ano passado, nos primeiro meses da pandemia, e volta a ajudar em momento similar."
No trimestre os veículos novos mais buscados na plataforma foram Chevrolet. Compõem a lista dos cinco mais modelos da Fiat, Volkswagen, Toyota e Hyundai. A respeito dos modelos mais buscados os cinco mais foram Chevrolet Onix, Fiat Strada, Toyota Hilux, Volkswagen Nivus e Fiat Toro.
A lista dos modelos com maior intenção de compra, no entanto, é diferente. Encabeça a lista o Chevrolet Onix, seguido por Toyota Hilux, Hyundai HB20, Fiat Strada e Hyundai Creta. Os cinco modelos mais anunciados foram o Hyundai HB20, Chevrolet Onix, Fiat Toro, Hyundai Creta e Jeep Compass.
Na plataforma mantém páginas oficiais de Audi, Hyundai, Nissan, Troller, BMW e Mini. As locadoras Localiza e Movida e Grupo Amazonas também utilizam a Mercado Livre como canal online de venda.
No caso da oferta de modelos seminovos a empresa informou que o volume voltou a crescer em março após sequência de quedas registradas desde agosto de 2020. No comparativo março sobre fevereiro a alta foi de 12%. De acordo com Ilídio dos Santos, presidente da Fenauto, "as medidas de flexibilização devem aumentar o tráfego de clientes nas lojas físicas, mas não ha dúvidas de que as ferramentas digitais vieram para ficar e ajudar no processo de vendas".
As cinco marcas mais buscadas no segmento foram Volkswagen, Chevrolet, Fiat, Ford e Honda. No caso dos modelos formam a lista Honda Civic, Volkswagen Gol, Toyota Corolla, Volkswagen Golf e Fiat Palio.
Os modelos seminovos mais anunciados no primeiro trimestre foram Ford Ka, Chevrolet Onix, Volkswagen Gol, Ford Ecosport e Renault Sandero. Aqueles que apresentaram maior intenção de compra foram o Volkswagen Gol, Honda Civic, Toyota Corolla, Fiat Palio e Honda Fit.
Foto: Divulgação.