São Paulo — A BMW revisou pra cima suas projeções de vendas de veículos no País, dentre os importados e aqueles que são produzidos em Araquari, SC. Na esteira do bom momento que vive o mercado de veículos premium a montadora estima vender 14 mil unidades este ano, volume cerca de 17% superior àquele registrado em 2020.
De acordo com o diretor comercial Roberto Carvalho, favorece a concretização do cenário o perfil de consumo que ganhou força ao longo da pandemia: "Nosso crescimento está acima da média de um mercado que está voltando aos poucos. Acontece que muitas pessoas acabaram usando um pouco dos seus investimentos para se dar o prazer de trocar de carro. Percebemos uma migração de alguns ativos para o consumo".
De acordo com dados da Abeifa as vendas da BMW, até maio, cresceram 18% ante o resultado registrado de janeiro a maio do ano passado. A marca teve o segundo maior desempenho de vendas de importados, 1,3 mil unidades, alta de 26% na mesma base de comparação. Na lista dos produzidos no País a BMW também ocupou a segunda colocação, com 3,7 mil unidades vendidas até maio, alta de 70%.
O crescimento observado no período motivou a empresa a aumentar a produção da fábrica de Araquari a partir de maio em cerca de 10%.
O resultado é comemorado pela empresa em virtude da alta do dólar e consequentes pressões que a moeda forte exerce na sua operação. Apesar do cenário, que também mostra como desafio a questão logística, a montadora mantém seu cronograma de lançamentos para o ano, que envolve vinte modelos até dezembro.
"Nossa equipe de logística trabalha muito para que não existam atrasos nas entregas", disse Carvalho, para quem a companhia sente menos os efeitos do desabastecimento de componentes que castiga a operação de outras montadoras instaladas aqui.
Manter os lançamentos, seguiu o executivo, representa uma forma de auxiliar a rede de concessionários em meio à pandemia: "Ter uma oferta atualizada foi fundamental para a saúde da nossa rede, que está em processo de expansão e precisava de mais opções de veículos".
Ao longo da pandemia foram acrescentadas duas unidades à rede, que hoje totaliza cinquenta pontos de venda. A meta da BMW é aumentar o número de lojas dentro do universo dos seus atuais grupos econômicos parceiros: "Damos a prioridade para quem já está há mais tempo conosco, empresas que já conhecem o nosso produto e o nosso público. O concessionário tem mais ganhos quando cresce dentro de sua própria estrutura".
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