São Paulo – O interesse dos jovens de 18 a 24 anos por automóveis como meio de locomoção individual cresceu durante a pandemia. Um estudo realizado pela Route Automotive foi apresentado pelo seu diretor Wladimir Molinari, durante o segundo dia do Seminário AutoData Revisão Das Perspectivas 2021, apontou que 42,9% dos entrevistados usam carro, contra 37% em 2019.
Dos jovens que ainda não possuem um carro 56,4% disseram que com certeza desejam adquirir um veículo nos próximos três anos, enquanto 27,3% responderam que provavelmente terão, indicando o retorno de um maior interesse pelo automóvel. Em 2019 esses porcentuais eram de 47% e 22,8%, respectivamente.
Pegando carona na digitalização das vendas durante a pandemia uma das perguntas da pesquisa era se esses jovens fechariam a compra online do veículo. 88,6% disseram que não, que preferem a compra presencial, confirmando a importância da concessionárias.
"Eles vão usar a internet para se informar sobre o veículo que desejam comprar. Mas devido ao valor de aquisição, ainda querem ir até a loja e ver o carro pessoalmente antes de fechar o negócio".
Mas a maior procura dos jovens por automóveis não está só diretamente ligada ao desejo de comprar um veículo: eles também avaliam opções como os serviços de assinatura, já conhecido por 57,2% dos pesquisados. 6,4% deles já utilizam e 59,3% consideram utilizar como alternativa ao investimento para aquisição de um veículo.
Para Molinari os dados são relevantes para as empresas que oferecem assinatura de veículos. Atualmente os jovens ligam esse tipo de serviço às principais locadoras do mercado, mas as montadoras que estão nesse ecossistema já são lembradas por esse público e possuem espaço para avançar.
Nesse recorte da pesquisa o que mais atrai os jovens são os valores dos planos e não precisar se preocupar com a manutenção e seguro do veículo. Por outro lado, o principal entrave para parte desse público também é o custo anual das assinaturas, já que a faixa etária entrevistada ainda não possui poder de compra tão alto.
O sistema de compartilhamento de veículos também foi parte do estudo e 60,6% dos entrevistados consideram usar esse serviço ao invés de comprar um carro, porcentual que era de 58% em 2019. Atualmente 23,6% dos pesquisados já utiliza algum tipo de plataforma de compartilhamento.
A pesquisa foi feita com 389 pessoas, de 24 de março a 7 de abril.
Foto: Reprodução.