São Paulo – Ao completar 65 anos de operação no Brasil a Meritor avançou na eletrificação, de onde deverão vir boas novidades nos próximos meses. A fornecedora foi responsável pelo desenvolvimento do eixo não convencional aplicado no e-Delivery, caminhão 100% elétrico produzido pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, e já pensa no próximo passo: fornecer o 14xe, trem de força elétrico desenvolvido nos Estados Unidos.
“Somos uma empresa global e trabalhamos com as engenharias integradas. O 14xe, desenhado para equipar caminhões médios e pesados, está em fase de prospecção no Brasi”, disse Adalberto Momi, vice-presidente para a América do Sul, sem revelar os potenciais clientes.
No ano que vem a Meritor começará os testes com o eixo elétrico 17xe, dedicado a caminhões com PBT ainda maiores. Com essas duas soluções a empresa sistemista pretende avançar nesse segmento no Brasil, que deverá crescer nos próximos anos, puxado pelo lançamento do e-Delivery e pelo avanço global das motorizações elétricas. A expectativa é de novos negócios no fornecimento para caminhões e ônibus.
Mas não abandonou o mercado a combustão, que também terá novidades: o Meritor Auto-DCDL, componente de bloqueio automático do diferencial que possibilita o travamento automático das rodas, será oferecido como opcional para as montadoras em 2022. O sistema, uma ECU acoplada ao próprio diferencial, facilita o processo de produção dos veículos por ser uma solução Plug & Play.
Outro lançamento programado é o Meritor Detachable, que pode transformar o veículo 6×4 em 6×2 – em versões nas quais o equipamento não suspende o eixo – e, na configuração 4×2, suspendendo o segundo eixo trativo. A tecnologia traz ganhos de manutenção, menor desgaste dos pneus, e redução no custo com pedágios e combustível.
Para 2021 a Meritor possui projeção de produzir 120 mil eixos no Brasil, crescimento de 90,5% ante 2020: "Estamos otimistas com a indústria nacional e acreditamos que os próximos anos serão promissores".
Diante da forte recuperação do mercado a empresa disse que segue reavaliando o plano para o início da construção da fábrica de Roseira, SP, que foi adiado no ano passado por causa do forte impacto da pandemia da covid-19 no Brasil.
Nesses 65 anos a Meritor produziu 8,7 milhões de eixos, sendo 3,5 milhões dedicados a veículos comerciais, considerando as unidades industriais de Osasco, SP, e Resende, RJ. A unidade sul-fluminense é exclusiva para atender a demandas da VWCO.
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