São Paulo – Já está em produção na fábrica da Marcopolo em Caxias do Sul, RS, a oitava geração dos ônibus da companhia, que traz diversos avanços na comparação com o anterior e um novo design. Não houve, dessa vez, faseamento de lançamento dos modelos: todas as configurações do Viaggio e do Paradiso estão disponíveis.
A nova carroceria permitiu um avanço de 11% no coeficiente aerodinâmico, ponto considerado muito importante para as transportadoras, que poderão reduzir os custos operacionais com o consumo de combustível em até 3%, nos cálculos da Marcopolo. Elas ficaram 1,25% mais leves do que as anteriores, aumentando a vida útil dos componentes do chassi. Isso foi possível pela produção do teto 100% em alumínio e pelo uso de polímeros especiais nos para-choques, grade dianteira e tampa traseira, utilizando peças mais leves e resistentes. A nova arquitetura elétrica permitiu reduzir a quantidade de chicotes e cabeamentos.
A estrutura foi reforçada com o aumento em 25% da largura da seção das colunas laterais e com a elevação do peitoril lateral dos veículos em 70mm, elevando a proteção em caso de acidentes e tombamento, atendendo às normas internacionais de segurança para os ônibus. Diversos testes de tombamento e colisões foram realizados em campos de prova para garantir os avanços.
Os retrovisores têm novo desenho, são 6% mais largos e oferecem maior campo de visão. Outro avanço foi no menor uso de componentes para sua produção, facilitando a manutenção: clientes relataram que levaram até duas horas para substituir um retrovisor da geração anterior que, agora, é trocado em poucos minutos.
Os novos faróis, com manutenção mais simples, serão oferecidos nas opções full led e híbrido, com eficiência até 3,5 vezes maior do que o de seus concorrentes, segundo a Marcopolo, mais um ponto que aumenta a segurança do veículo. As lanternas traseiras são de led.
O interior do veículo também foi totalmente repensado e, para isso, a Marcopolo envolveu mais de cem engenheiros em 44 mil quilômetros rodados por todo o Brasil para entender as necessidades dos clientes. A iniciativa resultou na criação de uma nova escada de acesso com degraus mais amplos, iluminação indireta de LED e novo desenho do sistema de abertura da porta.
As poltronas passaram por mudanças, com nova estrutura e desenho ergonômico, melhorando o espaço para as pernas e o conforto dos passageiros. O sistema de reclinação também é novo, com acionamento mais fácil e que permite selecionar diversas posições. Todas as tecnologias de biossegurança da linha Biosafe também estarão disponíveis como opcionais internos.
Para o motorista a Geração 8 oferece nova nova poltrona, novo painel de instrumentos com controles mais acessíveis com opção de controlar diversas funções do veículo por uma nova central que será comercializada com telas de 5 e de 10 polegadas, ambas sensíveis ao toque.
O padrão de desenvolvimento da nova geração também é menos agressivo ao meio ambiente, com uma linha de produção mais ampla e com maior uso de iluminação natural. O uso da fibra de vidro, material não reciclável, foi reduzido em 80%, graças ao uso de material alternativo e 100% reciclável.
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