São Paulo – Especializada em soluções digitais para criação de e-commerce a Infracommerce quer avançar no segmento automotivo, onde enxerga uma forte demanda. Seu vice-presidente B2B, Guido Carelli, diz que há bom potencial nos reparadores independentes – são cerca de 120 mil oficinas no Brasil, segundo seus cálculos.
"Nossa intenção é conectar as grandes empresas com esse público, que muitas vezes tem dificuldade para encontrar as peças que precisam no meio digital. Já existem alguns catálogos online e coisas parecidas, mas queremos oferece uma nova experiência de compra para esses mecânicos".
A empresa está negociando com grandes fabricantes de autopeças que não atuam nesse segmento, oferecendo a solução completa de marketplace B2B aos clientes. Até dezembro o primeiro contrato deverá ser fechado e, a partir disso, a demanda dos concorrentes deverá ser crescente. “Depois que um grande player adota esse tipo de canal de vendas os demais acabam correndo atrás”.
O modelo de negócio inicial oferecido é de um marketplace exclusivo para as grandes fabricantes, que poderão agregar empresas menores à loja online para completar o portfólio online ofertado, ou seguir exclusivamente com suas marcas. No caso das menores a Infracommerce trabalha para que elas consigam acessar o marketplace das grandes.
Durante suas pesquisas para entrar nesse segmento, e usando como base a experiência em outras áreas, a Infracommerce projetou um grande crescimento desse mercado nos próximos anos, puxado pela maior demanda dos clientes, que depois de acostumados a comprar online não querem mudar e até aumentam o seu tíquete médio de gastos.
No futuro os mecânicos independentes poderão ser ajudados por tecnologias que reconhecem as peças por foto, facilitando nos casos em que o reparador não consiga detectar determinado componente. Nesse caso o sistema fará a leitura e mostrará as opções similares disponíveis. Essa tecnologia já está disponível para o marketplace do segmento de supermercados.
A Infracommerce atua em diversos segmentos é responsável pelo marketplace de grandes empresas como Ambev, Faber Castell, Havaianas, Johnson e Johnson, Kibon e Kopenhagen.
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