São Paulo – Uma pesquisa realizada pela seguradora Suhai apontou que 67% dos brasileiros não contrataram nenhum seguro para o seu veículo. Deste universo, 58% estão em busca de informações para adquirir um plano, o que, na visão da diretora de marketing Janaina Iziquiel, indica um espaço grande para avançar na busca por novos clientes.
"Percebemos que esse consumidor, geralmente dono de um carro com alguns anos de uso, tem a impressão de que todo seguro é caro e que não conseguirá pagar, por isso confia em deus para cuidar do seu automóvel. Também há uma parcela de clientes que não sabe que é possível ter um seguro para um veículo mais velho".
São essas as duas principais dificuldades para atrair clientes que, em alguns casos, não possuem renda suficiente para investir em um seguro. Mas a grande maioria, segundo Iziquiel, só precisam conhecer novos formatos, que já estão disponíveis no mercado.
No passado só havia aquele seguro completo, que cobria tudo e custava caro. Atualmente, porém, as seguradoras oferecem opções só contra roubo e furto, por exemplo, uma das contratações mais baratas do mercado: "Oferecer uma solução personalizada, cobrindo apenas o que o cliente demanda, diminui os custos e ajuda a avançar nesse público".
Diante dessa percepção a Suhai prepara o lançamento de uma nova opção de seguro em agosto, que adiciona perda total ao pacote de furto e roubo.
Iziquiel considera a comunicação outro fator importante. O consumidor está mais digital e é preciso estar no meio online para apresentar propostas e informações sobra os planos disponíveis. De toda forma, o consumidor ainda requer atendimento dos tradicionais corretores: após as pesquisas na internet, são os corretores que tiram as dúvidas para que, enfim, o novo seguro seja contratado.
“Os clientes ainda não estão preparados para uma experiência 100% digital”, afirmou a diretora da Suhai. Ela acredita que o mercado crescerá nos próximos anos pelo incremento nas vendas, após a maior procura por transporte individual com a chegada da pandemia.
Participaram da pesquisa da Suhai 1 mil 270 pessoas, proprietárias de carro, moto ou caminhão, das regiões Nordeste, Sul e Sudeste.
Foto: Fotos Públicas.