São Paulo – Após três meses de queda as vendas de pneus no mercado brasileiro cresceram em julho: foram comercializados 4 milhões 958 mil pneus, 6,5% a mais do que no mês anterior. Comparado com o mesmo mês do ano passado o crescimento chegou a 35,5%, segundo divulgou a Anip, associação que representa as fabricantes de pneus instaladas no País.
O mercado de pneus de passeio avançou 12% de um mês para o outro, somando 2,6 milhões de unidades. Para comerciais leves foram fornecidos 717,4 mil pneus, 15,2% de crescimento na mesma base de comparação. Mas, ao contrário do segmento de pneus para automóveis, cuja alta é puxada pela reposição, em comerciais leves as montadoras compram mais.
Os pneus de carga apresentaram estabilidade, somando 703,3 mil unidades: destas 164,1 mil para montadoras, alta de 3,6%, e 539,2 mil para o mercado de reposição, recuo de 0,9%.
Em queda também ficou o fornecimento de pneus para motocicletas, cujas 801,4 mil unidades, todas destinadas à reposição, representaram recuo de 1,2% comparadas com junho.
No acumulado do ano o mercado brasileiro registrou crescimento de 31,9%, somando 33,2 milhões de pneus comercializados.
Foto: Alberto Coutinho/GOVBA.