São Paulo – De janeiro a março a Stellantis entregou 192 mil veículos a consumidores da região América do Sul que, dentro da companhia, abrange países do continente sul-americano, da América Central e do Caribe. Equivale a 22% do total deste mercado, a maior participação dentre as divisões regionais da empresa, criada a partir da fusão da FCA com a PSA no fim do ano. Apesar de representar 4,8% do total de vendas Stellantis no mundo a América do Sul é tida como uma das mais importantes regiões pelo protagonismo de suas marcas.
Um desafio e tanto para Antonio Filosa, presidente da região, que no fim de julho gravou uma entrevista para o 3º Congresso Latino-Americano de Negócios da Indústria Automotiva, organizado pela AutoData Editora. Manter-se no topo é o objetivo: “A responsabilidade é a mesma dos demais líderes regionais. Estamos nessa posição e queremos melhorar: o objetivo é sempre crescer, em todas as regiões”.
A Stellantis está no meio de um grande ciclo de investimentos, tocado pelas duas divisões que, antes separadas, começam a levantar as sinergias da fusão. Todas as marcas do grupo com produção local têm novidades que chegam ao mercado nos próximos meses, além daquelas já apresentadas e que estão com bom desempenho em vendas, caso das picapes Fiat Strada e Toro, o novo Jeep Compass e o Peugeot 208.
Até o fim de 2022 chegam dois SUVs Fiat, dois SUVs Jeep, um modelo Peugeot e outro Citroën e quatro lançamentos elétricos, um de cada marca. Além da novidade Ram, anunciada na semana passada. Motores novos, com tecnologia turboflex, também foram apresentados e aos poucos vão sendo introduzido nas linhas.
Alguns desafios atrapalham a caminhada, sobretudo a crise dos semicondutores que tem provocado parada nas linhas – a Fiat em Betim, MG, é um exemplo. Mas a companhia se saiu bem, até agora, na crise, e comprova isso com os bons resultados de vendas na região.
Brasil e Argentina, os dois polos produtivos, têm e terão cada vez mais participação nas vendas regionais, de acordo com Filosa: “Os lançamentos recentes são, aos poucos, apresentados nos demais países, seguindo um cronograma estabelecido. Assim pretendemos continuar crescendo por aqui”.
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