São Paulo – A quatro meses do encerramento do ano a distância da Ford, atual décima colocada do ranking de marcas do setor automotivo, para a Caoa Chery, a primeira empresa fora do Top 10, recuou para menos de 6 mil unidades. O resultado de agosto, isoladamente, indica uma possível virada: foram 4,7 mil Caoa Chery emplacados ante 2,5 mil Ford. Mantido esse ritmo ao fim de novembro já podemos ter uma nova décima colocada no ranking.
As vendas da Caoa Chery avançaram 25% com relação a julho e 189% sobre agosto do ano passado. Saltou de 0,95% de participação de mercado em agosto de 2020 para 1,8% no mês passado. Já a Ford viu suas vendas caírem 63,3% no período e a participação de 7,5% para 2,2%,
Não é possível cravar que a virada vem já em 2021 porque a própria indústria está imprevisível. Em agosto a terceira do ranking foi a Toyota, superada por Fiat e Volkswagen. A Chevrolet, da General Motors, ficou na sexta posição, superada pelas três primeiras e Hyundai e Jeep. A Peugeot por menos de cem carros não passou a Ford na décima-primeira posição.
Desempenha melhor quem consegue administrar a crise dos semicondutores e entregar mais carros às revendas. Nisso, além da Caoa Chery, as marcas da Stellantis têm se destacado: além das primeiras do ranking e da Peugeot, a Citroën superou, em oito meses, todo o volume de vendas do ano passado e alcançou 1% de participação do mercado.
Já a liderança da Fiat é indiscutível e dificilmente será tirada: são mais de 100 mil unidades de diferença para a vice-líder, Volkswagen.
Veja o ranking:
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