São Paulo – Um dos pilares mais importantes de sustentação da operação Ford no Brasil nos próximos anos, após a decisão de parar de produzir veículos aqui, será a linha Transit. Trata-se de segmento em franca ascensão e com enorme potencial de crescimento, com bons volumes inclusive durante a pandemia, como destacou seu vice-presidente de assuntos governamentais, Rogelio Golfarb.
Sua chegada está programada para até o fim do ano, na versão minibus, com a furgão desembarcando por aqui a partir do primeiro semestre de 2022. Vem do Uruguai, onde a Ford investiu US$ 50 milhões para montar um prédio dedicado ao utilitário na Nordex, com parte dos componentes produzido em fornecedores do Brasil e da Argentina. Enquanto estruturava a operação industrial a companhia tratou de mexer, também na comercial. Por uma razão: voltará a se relacionar com um tipo de consumidor que conhece bem, mas que deixou de ser seu foco desde que interrompeu sua operação local de caminhões.
O comprador da Transit tem no veículo seu ganha-pão. Por isso é essencial que ele fique o mínimo de tempo parado na oficina – e este consumidor é exigente quanto a isso. As cerca de cem concessionárias que restaram após a reestruturação foram preparadas para atender ao operador da Transit, bem como os centros de distribuição e logística.
“Antes do lançamento teremos em estoque mais de 20 mil peças da Transit nos nossos centros de distribuição”, disse Guillermo Lastra, diretor de veículos comerciais da Ford América do Sul. No Brasil são cinco: Salvador, BA, Barueri, Cajamar e Porto Feliz, SP, e Gravataí, RS.
Lastra dirige a nova divisão criada pela Ford local, um indicativo da importância que está dando para a chegada da linha de utilitários. Os pormenores técnicos do portfólio Ford Transit serão divulgados mais adiante. Na versão minibus serão oferecidas as configurações 14+1, 15+1, 17+1 e 18+1, enquanto na furgão haverá opção de 10,7 m³ e 12,4 m³, com carroceria fechada e envidraçada – e, aí, possibilidade do cliente configurar internamente como bem entender.
A conectividade é outra aliada do operador da Transit. Com auxílio do Ford Pass, aplicativo que reúne as opções de telemetria do veículo para o smartphone, o cliente pode acompanhar como anda sua Transit literalmente na palma da mão. E, assim, poder evitar seu maior aborrecimento: que ela fique parada.
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