São Paulo – A adaptação da cadeia de fornecimento local para a eletrificação depende de volumes claros em um período de três as cinco anos, de acordo com o presidente da ZF na América do Sul, Carlos Delich. Assim investimentos poderiam ser realizados: caso contrário ninguém deverá se arriscar e as demandas locais serão atendidas por meio de importação.
Delich participou na terça-feira, 14, do Seminário Brasil Elétrico+ESG, realizado pela AutoData Editora. César Alarcon, presidente da Pirelli, dividiu painel com o executivo. Como parte das mudanças que já estão acontecendo na cadeia Alarcon deu o exemplo dos pneus que a Pirelli já desenvolveu para esse segmento, com a utilização de novas tecnologias para suportar o peso maior dos elétricos:
"Dependendo do modelo o peso pode dobrar, ou ser até 70% maior, o que requer o uso de novas tecnologias. O mesmo acontece para reduzir a resistência à rolagem e a geração de ruídos".
Delich disse que a ZF já possui parceria estabelecida com uma empresa no Brasil para fornecer equipamentos que serão usados em um ônibus elétrico, mas parte disso será importado: "Temos que criar as condições para produzir veículos elétricos por aqui e ganhar volume. Esse debate sobre localização é muito importante".
Ambos concordam que essa curva de aceleração da indústria nacional na rota da eletrificação ainda demorará algum tempo, usando como base os estudos de algumas consultorias que projetam avanço maior apenas em 2035, quando o mercado de veículos eletrificados representará algo em torno de 30%. Dentro dessa fatia, contudo, a tecnologia que prevalecerá será a híbrida.
A agenda ESG das empresas está totalmente ligada ao desenvolvimento de tecnologias para o segmento elétrico, como parte de suas ações para contribuir com o meio ambiente, mas o aspecto social também foi lembrado pelo presidente da ZF, que ressaltou os investimentos para prevenir acidentes nas fábricas do Brasil, que trouxe como resultado 3 mil dias sem incidentes:
"Muito do que fazemos hoje já era feito no passado, mas a divulgação desses resultados não era tão importante. Agora é totalmente necessário mostrar que a sua operação se preocupa com o meio ambiente e a sociedade".
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