São Paulo – A fábrica de implementos rodoviários da Randon inaugurada em Araraquara, SP, em 2018, acaba de ser ampliada. Aporte de R$ 40 milhões aumentou a unidade de 29 mil para 42 mil metros quadrados e implantou nova linha de basculantes, siders e vagões ferroviários. O espaço receberá também, até 2023, um ramal ferroviário, cuja pedra fundamental foi assentada na quinta-feira, dia 16, ocasião do anúncio da expansão.
O investimento integra ciclo de R$ 1,8 bilhão das Empresas Randon de 2017 a 2021, que destina R$ 400 milhões somente à divisão de implementos. Desde que a fábrica no interior paulista iniciou as operações os aportes já somam R$ 160 milhões.
Com a ampliação a capacidade produtiva da fábrica saltará de 25 para 45 semirreboques por dia. Nas linhas de vagões, passará de 8 para 16 diários. Considerando todas as seis unidades da Randon Implementos, serão produzidos 150 exemplares por dia ante 130 da média atual.
O presidente das Empresas Randon, Daniel Randon, afirmou durante solenidade transmitida pela internet que até o fim do ano a intenção é expandir o quadro de funcionários da planta dos atuais 500 para 650 colaboradores. Ele lembrou que em junho foi lançada a agenda ESG, que tem como um dos objetivos ser competitivo não somente da porta para dentro, mas nos âmbitos ambiental e social também.
Presente no evento, o governador do Estado de São Paulo João Doria fez menção ao forte caráter social do fundador do grupo, Raul Randon, eleito empreendedor da década em 2015 pelo Lide – Grupo de Líderes Empresariais, e falecido três anos depois. O prefeito de Araraquara, Edinho Silva, exaltou que em meio à maior crise da história do País, decorrente da pandemia do novo coronavírus, a companhia dobrou o tamanho da planta e vai criar mais 150 empregos.
O vice-presidente e diretor operacional Sérgio Carvalho citou que a expectativa da empresa é encerrar o ano com receita de R$ 12 bilhões e 14,3 mil funcionários, com produtos exportados para 120 países. Hoje a companhia possui 28 fábricas mundo afora – quatro anos atrás eram doze. “Fazemos o caminho reverso de tantas multinacionais. Nascemos aqui e expandimos para outros países levando tecnologia disruptiva, com desenvolvimento 100% nacional, como a carreta elétrica que oferece economia de 20% no consumo de combustível. Vamos realizar testes com frotistas e, no fim de 2022, começaremos a comercializar.”
Vale mencionar que a área da unidade de Araraquara pode ser ampliada em mais quatro vezes, chegando a 178 mil metros quadrados. Com relação ao ramal ferroviário, a linha férrea exclusiva de 1,5 quilômetros de trilhos vai sair da unidade e se conectar à linha regular administrada pela concessionária Rumo Logística.
Foto: Márcio Campos/Divulgação.