São Paulo – De janeiro a agosto as vendas de veículos eletrificados cresceram 8,4% sobre o mesmo período de 2020, somando 21,4 mil unidades. Segundo a Anfavea agosto foi o recorde de vendas do segmento: 3,9 mil licenciamentos, o que mostra interesse cada vez maior por novas tecnologias de motorização. Em janeiro e fevereiro a média mensal foi de 1,3 mil unidades.
Os elétricos ainda são minoria, e a Anfavea promete, nos próximos meses, discriminar as vendas. Mas cresce, a cada dia, o ecossistema do segmento, não só com montadoras mas com empresas que fornecem serviços ligados à tecnologia. A ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, viu seu quadro de empresas associadas quase dobrar de tamanho em dois anos, saindo de 42 em dezembro de 2019 para 77 até setembro. Algumas associadas ingressaram nos últimos dias.
Para Adalberto Maluf, presidente da entidade, o momento é de uma grande revolução na mobilidade eletrificada, com números incríveis e boas perspectivas para o futuro: "Hoje, na ABVE, temos empresas de diversos setores, fabricantes de sistemas e componentes para veículos elétricos, empresas de energia, montadoras de leves e de pesados".
Mesmo caminhando mais devagar do que outros mercados como China, Europa e Estados Unidos o Brasil avanço, que por aqui já começou no segmento comercial, com ônibus usados no transporte público e caminhões para distribuição urbana e outras operações nas cidades. Para Maluf o País já possui projetos de eletrificação em tamanho relevante.
É dentro desse contexto positivo, e com o avanço da vacinação no Brasil, que o evento Veículo Elétrico Latino-Americano será realizado de 23 a 25 de setembro, das 12h às 20h, na Praça Charles Miller, em São Paulo, diante do Estádio Municipal do Pacaembu, um local aberto e considerado seguro para a realização da exposição em formato presencial, de acordo com a organização.
Trinta expositores estão confirmados, que ocorre em paralelo ao Congresso de Mobilidade C-MOVE, este realizado dentro do estádio. A expectativa de público não foi divulgada por causa da pandemia da covid-19, que não permite projeções, mas a organização confirmou que ingressos, com preço de R$ 50, já foram comercializados de forma antecipada.
Marcas tradicionais como Fiat e Peugeot, da Stellantis, estarão no evento para mostrar suas novidades ao público brasileiro. A marca italiana levará ao salão o seu primeiro elétrico no País, o 500e, e a francesa mostrará pela primeira vez no Brasil o 208e-GT, modelo elétrico que será lançado nas próximas semanas.
A Nissan terá um estande para apresentar o novo Leaf e levará ao evento duas unidades que ficarão disponíveis para test-drive. No local também estarão disponíveis atividades para gerar interação das pessoas com o ecossistema elétrico.
O público também encontrará estandes de locadoras, fabricantes de motocicletas elétricas, empresas especializadas em carregamento, fornecedores de bicicletas, patinetes, triciclos e até um carro-forte elétrico do Grupo Protege.
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