São Paulo – De início apenas concessionárias selecionadas em São Paulo e no Rio de Janeiro fazem parte da ofensiva elétrica da Peugeot no mercado brasileiro, dentro de seu planejamento global Move to Electric. O e-208 GT, versão elétrica do hatch apresentada ainda no ano passado, dá início ao projeto, que seguirá com o e-Expert, utilitário que chega até dezembro.
A partir de 2022 a empresa pretende avançar para outras regiões como Brasília, DF, Porto Alegre, RS, e Belo Horizonte, MG. Segundo André Montalvão, responsável pelas operações comerciais da Peugeot, "também miramos outras metrópoles. No começo do ano que vem estaremos prontos para expandir rapidamente os e-centers e brigar pela liderança do segmento elétrico".
Quando se fala em carro elétrico uma das primeiras perguntas que surgem é sobre a infraestrutura. Para resolver essa questão foram criadas algumas soluções para os compradores: a primeira é um carregador portátil que pode ser plugado em qualquer tomada 110 v ou 220 v e a segunda é uma wallbox que será comercializada como opcional nas concessionárias. Os clientes receberão um consultor da WEG, empresa parceira no fornecimento do carregador, para avaliar a melhor solução para sua residência. Os vinte primeiros compradores do e-208 GT ganharão a wallbox.
Em prédios e condomínios com rede trifásica haverá a opção de uma wallbox mais potente, que reduz de seis para quatro horas o prazo de carregamento de 100% da bateria. Na rua será possível encontrar carregadores por meio da central multimídia, utilizando a plataforma CART, que em parceria com a Tupinambá, startup de mobilidade elétrica, mostra 750 pontos que foram mapeados e tiveram seu funcionamento conferido.
O e-208 GT também é compatível com carregadores ultrarrápidos: nesse caso é possível atingir quase 100% da carga da bateria em apenas 30 minutos, mas esse tipo de estação de recarga ainda é rara no Brasil. A parceria com a Estapar e com a Enel X fecha a lista de soluções de carregamento com ecovagas disponíveis para estacionar e recarregar o veículo sem o custo da energia.
A entrada do carregador do veículo é do tipo 2, compatível com cerca de 97% dos pontos de recarga instalados no Brasil.
Outra grande questão sobre o carro elétrico é a bateria. No caso do Peugeot e-208 GT a sua autonomia média é de 340 quilômetros, mas segundo a montadora é possível chegar a 400 quilômetros dependendo das condições de condução. Também existem três modos de condução: Eco, Normal e Sport, que influenciam no consumo de energia do veículo.
As baterias são de 50 kWh e terão garantia de oito anos ou 160 mil quilômetros rodados, o que acontecer primeiro. Caso o proprietário tenha algum problema poderá ser atendido em qualquer revenda do País, mesmo que ainda não comercialize o modelo, e também terá à disposição o Peugeot Assistance, com uma área dedicada aos donos de veículos elétricos, para prestar qualquer tipo de socorro, inclusive por falta de bateria.
Importado da Europa o modelo não passou por nenhuma modificação e chega ao Brasil exatamente como é comercializado no Exterior, plano adotado para dispor de produto igual em todos os países em que atua. O motor elétrico gera potência de 136 cv.
Baseado na versão topo de linha do modelo com motor a combustão o e-208 GT é produzido na plataforma CMP e traz itens como one pedal, que freia o veículo até ele parar totalmente quando o pedal do acelerador não está acionado, o que ajuda na regeneração de energia para a bateria, piloto automático, sistema de frenagem de emergência e sistema de monitoramento 360º para manobras.
Fotos: Divulgação.