São Paulo – Embora automóveis e comerciais leves sejam os segmentos mais atingidos pela crise dos semicondutores a menor oferta de carros 0 KM ao longo do ano levou o consumidor a optar por picapes e vans, cujas vendas cresceram 40% de janeiro a setembro na comparação com o mesmo período de 2020, totalizando 313,2 mil unidades. Esta foi a análise feita pelo presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, após a divulgação dos dados na segunda-feira, 4:
“Com a falta de automóveis muitos consumidores migraram para os comerciais leves, segmento no qual há maior disponibilidade de produtos”.
No acumulado de 2021 os emplacamentos de carros somaram 1,1 milhão de unidades, alta de 7,6% ante igual período do ano passado. Em setembro, porém, os dois segmentos apresentaram retração nos licenciamentos: com a venda de 109 mil automóveis houve queda de quase 9% frente a agosto e recuo 32,3% com relação ao nono mês de 2020. Já os comerciais leves registraram a comercialização de 33,2 mil unidades, volume 14% inferior ao do mês anterior e 11,7% menor do que em setembro do ano passado.
Somados os dois segmentos sustentam aumento de 13,1% em 2021, com 1,4 milhão de unidades. Em setembro os 142,3 mil emplacamentos representaram queda de 10,1% na comparação mensal e recuo de 28,3% na anual.
Diante dos resultados Assumpção Júnior informou que a Fenabrave realizou a revisão do desempenho aguardado até o fim do ano, e agora é esperado incremento de 3,1% nas vendas de automóveis e comerciais leves em 2021 com relação a 2020. Em julho a expectativa era de alta de 10,7%. A projeção inicial, realizada em janeiro, apontava para crescimento de 15,8%.
Foto: Stellantis/Divulgação