São Paulo — A Caoa tem planos robustos para 2022: ao continuar lançando produtos, abrindo lojas e apostando em comunicação massiva o objetivo é vender 115 mil veículos no ano que vem, sendo até 70 mil da Caoa Chery. Também estão previstos para o início do ano que vem lançamentos de todas as marcas representadas pelo grupo: Caoa Chery, Hyundai, Subaru e Ford.
“Na fábrica de Anápolis serão SUVs e, quem sabe, veículo comercial também, e em Jacareí estamos discutindo novos produtos. SUVs e sedãs”, afirmou o presidente Mauro Correia durante o primeiro dia do Congresso AutoData Perspectivas 2022, realizado de forma on-line até sexta-feira, 22. Ele disse, também, que a empresa está negociando trazer nova marca de luxo para o Brasil, a Exeed: “São produtos de alto valor agregado, em uma outra categoria, mais caros do que os que temos hoje. Não se espera grandes volumes, mas será muito importante ao grupo”.
A previsão é ampliar em 10% as vendas em 2022 mas, de acordo com ele, dependerá da disponibilidade de componentes para transformar a demanda em emplacamentos. Embora a parceria com a China ajude no momento de crise o presidente citou o reflexo da falta de produtos produzidos na Coreia do Sul e no Japão: “Ficamos com duzentos carros sem multimídia no pátio, tivemos de mudar o programa de produção em algumas semanas específicas, mas isto tudo não causou perda de produção”.
O executivo afirmou que os veículos do grupo têm de 15% a 80% de nacionalização, dependendo do modelo. E observou que os fornecedores locais também sofrem com o aumento do dólar e com o encarecimento da matéria-prima: “Nunca tivemos tanta coincidência ao mesmo tempo, mas seguiremos focando em localização”.
Estes, a propósito, são fatores preocupantes na visão de Correia: não ter visão muito clara acerca da variação do dólar, da instabilidade política que é prejudicial ao País e que deixa o consumidor com medo, e o fato de o Brasil não conseguir gerar emprego: “Precisamos de gente para comprar, de pessoas com poder aquisitivo. Por isso precisamos que a população empregada cresça”.
Segundo Correia o doutor Carlos, o fundador da Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, era grande incentivador e sempre buscou o crescimento do País. Ele garantiu que os planos seguem inalterados: “Um dia antes de falecer o doutor Carlos nos disse: a Caoa é forte, um fenômeno, uma potência e continuará assim para sempre. E é esse legado que queremos e vamos manter”.
Em 2020 houve investimento de R$ 1,5 bilhão. Durante a pandemia foi atualizado o portfólio e foram lançados Tiggo 8, Arizzo 6, Tiggo 3x.
De janeiro a setembro as vendas cresceram 23% com relação ao mesmo período do ano passado, com a comercialização de 77,7 mil unidades, e a projeção é atingir 100 mil, isso considerando todas as marcas. Só da Caoa Chery a perspectiva é encerrar 2021 com 40 mil unidades vendidas, alta de 50% ante 2020 — hoje são 29 mil.
“E estamos abrindo novas lojas da Ford em outros locais em que ainda não atuávamos.”
Hoje a Caoa dispõe de 130 lojas e mantém a expectativa de chegar a 140 até dezembro. Em 2022 o objetivo é ampliar para 180. Com relação ao market share, hoje de 2,41%, Correia projeta encerrar o ano com 2,5%.
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