São Paulo – A Iveco acredita que a produção de caminhões deverá, em 2022, retornar aos volumes de 2014, considerando os veículos acima de 3,5 toneladas. Márcio Querichelli, presidente para América Latina, participou do último dia do Congresso Perspectivas 2022, realizado pela AutoData Editora de forma online, na sexta-feira, 22. O volume do ano que vem representará crescimento sobre 2021, ainda puxado pela grande demanda por caminhões semipesados e pesados, impulsionados pelo agronegócio e pela construção civil.
Para a Iveco a projeção é continuar crescendo acima do ritmo do mercado, como aconteceu em 2020 e no primeiro semestre de 2021. A empresa seguirá investindo no aumento da capacidade de sua fábrica em Sete Lagoas, MG, e na contratação de funcionários, dois movimentos confirmados para o ano que vem e que fazem parte do seu plano de crescimento no Brasil e na região, porque a expectativa também é de aumento nas exportações.
Com olhar positivo para 2022 e uma perspectiva de alta no PIB de 1,5% ante 2021, índice até muito otimista, segundo Querichelli. Ele teme que em algum momento do ano que vem fatores macroeconômicos e políticos afetem o País, fazendo com que o crescimento não seja como esperado e, talvez, chegue até ao empate com 2021.
Dentro desse cenário o executivo elencou alguns pontos de atenção: ano eleitoral que pode trazer mudanças e causar alguma repercussão no negócio de veículos comerciais, assim como a crise hídrica e a energética, temas debatidos diariamente. A empresa também monitora a situação da cadeia de fornecimento e o aumento de preço das matérias-primas.
Em 2022 a montadora começará a alterar seu portfólio para atender às normas de emissões da fase P8 do Proconve, com a mudança começando pela Daily de 3,5 toneladas, como prevê a legislação, avançando para veículos maiores até janeiro de 2023, quando todos os comerciais deverão atender às novas regras:
"A produção da pré-serie da Daily 35 Euro 6 já começou e avançaremos em escala maior a partir de janeiro de 2022. Ao longo do ano nos prepararemos para produzir toda a nossa gama de veículos Euro 6 a partir de janeiro de 2023".
Querichelli também revelou que os veículos movidos a gás, considerados a transição do diesel para a eletrificação e que serão produzidos localmente, estão em fase final de testes e de homologação com a participação de clientes: "Já temos várias empresas interessadas e começaremos a produzir em breve, com volume significativo".
Em futuro mais distante a Iveco planeja comercializar os seus veículos elétricos por aqui. Na Europa a produção pré-série do elétrico Nikola Tre já começou.
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