São Paulo – A dois meses do fim do ano a Fiat já pode comemorar a recuperação da liderança no mercado brasileiro, que nos últimos cinco anos ficou nas mãos da Chevrolet. A distância para a Volkswagen, segunda colocada no acumulado até outubro, é de mais de 100 mil unidades – foram 364,9 mil Fiat e 252,9 mil VW emplacados no período.
O desempenho da marca da Stellantis impressiona: crescimento de mais de 50% no volume comercializado sobre o mesmo período do ano passado. E ainda sem os números do Pulse, seu principal lançamento, cujas vendas começaram este mês.
Pesa a favor da empresa o fato de usar em alguns modelos menos semicondutores do que seus rivais, mas seu plano de manutenção de disponibilidade dos componentes por aqui foi decisiva: basta ver que a Jeep, outra marca Stellantis, também apresenta aumento de mais de 50% nas vendas. E Peugeot e Citroën, duas fora do Top 10, ampliam seus volumes e começam a subir degraus no ranking.
A Hyundai assumiu de vez a quarta posição desse ranking após alguns anos brigando com a Ford. Suas vendas cresceram 19,4% no período, enquanto a concorrente foi obrigada a descer degraus por sua decisão de tornar-se empresa importadora. Ainda deverá perder, nos próximos meses, a décima posição para a Caoa Chery e ficar fora do Top 10.
Dentre as dez primeiras apenas Ford, Chevrolet e VW registraram queda com relação ao ano passado. A primeira por causa da sua decisão de fechar as fábricas locais e as duas outras por causa da crise dos semicondutores, que as afetaram de forma mais intensa.
Veja o ranking:
Foto: Divulgação.