São Paulo – Em meio às comemorações de seus 50 anos de Brasil a Cummins anunciou a criação de uma nova unidade de negócios no País: a New Power, que já opera em outros mercado, oferecerá motores elétricos ou movidos a célula de hidrogênio – como o eletrolisador, capaz de gerar hidrogênio a base de água e energia solar ou eólica. Também integram o cardápio de ofertas da nova unidade soluções de armazenamento e abastecimento de hidrogênio.
Mauricio Rossi, responsável pela New Power, disse que inicialmente 95% da oferta será importada, principalmente dos Estados Unidos e alguns países da Europa. No momento a empresa já possui algumas negociações em andamento e quer avançar com a nacionalização desses componentes, conforme a demanda crescer:
"As primeiras unidades de eletrólise estão chegando e vão começar a operar aqui no Brasil nos próximos meses. Também estamos conversando com empresas importantes do segmento de transporte sobre célula de hidrogênio. Vamos trabalhar para que os volumes avancem e que seja possível nacionalizar alguns itens".
O pacote de eletrificação da New Power inclui conjunto de baterias, sistema de controle e motores de tração que podem ser combinados, de acordo com o projeto de cada empresa. O foco inicial será em segmentos como ônibus urbano e escolar, caminhões médios, vans, equipamentos de construção, tratores e manuseio de materiais.
Na célula de combustível a intenção é desenvolver componentes e motores para veículos movidos a hidrogênio, assim como os softwares que fazem a integração do sistema. A geração de hidrogênio a partir dos eletrolisadores poderá atender diversos segmentos industriais, assim como operações de veículos movidos a célula de combustível. Para isso a Cummins já possui uma grande oferta desse equipamento, para produzir pequenas e grandes quantidades.
A expectativa para os próximos anos é de que os motores elétricos e a gás ganhem espaço gradativamente, a partir da maior demanda de alguns segmentos, como o de coleta de lixo e sucroalcooleiro: "As montadoras caminham para ter variadas opções de motorização em seus catálogos aqui no Brasil e nós já estamos oferecendo soluções de propulsão elétrica para caminhões e ônibus de 6 a 26 toneladas".
Entre as opções de diesel, gás, eletricidade e célula de combustível para mover os motores dos caminhões, algumas tendências estão se desenhando no Brasil, segundo Rossi, como as entregas noturnas de e-commerce com veículos elétricos, que serão cada vez mais comuns para reduzir os ruídos. Na coleta de lixos os caminhões a gás devem predominar, com algumas empresas já produzindo seu próprio combustível a partir da biomassa coletada.
De olho no crescimento da demanda por esses motores a Cummins anunciou a ampliação do seu portfólio, que contará com opções Euro 6 de 12 e 15 litros, para atender caminhões de 48 a 50 toneladas, principalmente no segmento sucroalcooleiro, que podem gerar gás a partir da biomassa da cana de açúcar.
Todo o trabalho da unidade New Power está ligado a descarbonização, considerando que empresa busca ser neutra em carbono até 2050.
Geradores – Também foram anunciados os novos geradores com motores QSB7 e QSG12, mais leves e potentes, com maior durabilidade.
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