Tuiuti, SP — A Stellantis está preparando duas de suas fábricas para atender aos veículos elétricos que comercializa no País. A unidade da Fiat em Betim, MG, e a da Jeep, em Goiana, PE, contarão a partir do ano que vem com um e-center em suas instalações, responsável por solucionar casos críticos eventuais de manutenção dos veículos elétricos.
Os primeiros dois e-center operam em São Paulo e no Rio de Janeiro, RJ, responsáveis pela comercialização e pós-vendas dos veículos elétricos Peugeot e Citroën. No ano que vem a companhia quer chegar a doze pontos, que cobrirão todas as regiões do País, sendo que dez venderão os veículos e terão área de pós-vendas, enquanto os dois instalados nas fábricas serão apenas para manutenção.
A intenção também é usar a estrutura que será montada nas fábricas para treinar os funcionários das concessionárias, usando o local como uma "universidade dos elétricos", compartilhando o conhecimento dos engenheiros que foram treinados na Europa com os responsáveis pela manutenção dos veículos no Brasil.
Segundo Felipe Daemon, chefe da Peugeot na região, além do treinamento necessário para os funcionários que fazem a manutenção dos elétricos os concessionários precisarão investir para fazer algumas adaptações na revenda:
"Na área de pós-vendas estão as principais mudanças, pois requer um local só para trabalhar com veículos elétricos, que demandam um nível de ferramental mais tecnológico, assim como um elevador especial para suportar o peso maior dos veículos e equipamentos de proteção diferenciados".
No showroom é necessário criar um local dedicado à venda dos elétricos, com identidade visual exclusiva. Três carregadores também devem ser instalados no estacionamento, showroom e pós-vendas. Para o test-drive desse tipo de veículo o roteiro deve ser diferente, permitindo mostrar todas as tecnologias.
A Peugeot optou por criar os e-center e não abrir para todas as concessionárias o atendimento ao segmento elétrico, pelo menos por enquanto, por causa de todo o treinamento e investimento necessário. Mas todas as lojas receberão treinamento para conhecer os produtos e conseguir realizar o atendimento inicial e, depois, direcionar para um e-center caso seja necessário, serviço que a ser realizado pela logística da montadora.
De olho no cliente final a Peugeot pensou em um ecossistema completo, que envolveu a criação de serviço de concierge, com área do 0800 dedicada apenas para esses clientes. O ecossistema ainda envolve uma parceria com a WEG, que fornecerá os carregadores para os clientes interessados. A Estapar também é parceira e facilita o carregamento de veículos nos seus estacionamentos.
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