São Paulo – Nascida em meio à pandemia, a partir da sociedade de dois executivos dos setores de bens de consumo e de química que abandonaram o meio corporativo para empreender, a locadora de veículos boutique For You Fleet vem surfando a mesma onda dos carros por assinatura oferecidos por montadoras. Em busca de se destacar e de conquistar fatia desse mercado aposta em atender aos desejos do consumidor ao customizar o automóvel, como se o cliente fosse adquiri-lo e não apenas alugá-lo, e na oferta de serviços como diferenciais, a exemplo de cashback.
O diretor André Campos, um dos sócios, afirmou que essa solução pode ajudar quem quer rodar com um 0 KM mas não pode ou não quer aderir a financiamento de veículo. Isso porque, a partir de parceria com revendedoras de carros, o modelo seminovo ou usado é aceito como parte do pagamento do aluguel.
Por exemplo: se o automóvel vale R$ 48 mil é possível destinar metade do valor para abater a mensalidade da locação e os outros R$ 24 mil podem ser devolvidos em dinheiro. Dessa forma, em um acordo de dois anos, em vez de pagar R$ 2,5 mil mensais o valor cairia para R$ 1,5 mil, com o abono de R$ 1 mil. Há ainda a possibilidade de se optar por quitar o contrato, que pode ter duração de doze a 48 meses, com valor obtido a partir da venda do usado. Em torno de 15% dos clientes já aderiram à modalidade, oferecida no ano passado.
Embora ainda seja pequena, com frota de cem veículos conquistada ao longo de um ano e meio de atividades, sendo em torno de 50% dos carros para frotas executivas corporativas e os demais para assinatura dedicada a pessoas físicas, a For You Fleet impôs-se meta arrojada para este ano, que é dobrar o número de veículos e seu faturamento: “No ano passado conseguimos ter resultado 3% acima do que havíamos previsto. Embora a empresa seja jovem queremos conquistar o cliente com flexibilidades e comodidades que ele não obteria diretamente na montadora”.
Dentro desses agrados o locatário pode escolher o que quer ter em seu veículo. Se a urgência for grande Campos contou que precisa buscar o modelo no varejo, mas se puder esperar um pouco o tempo médio é de trinta dias. A empresa tem tentado se adiantar ao que o cliente requer e realiza compras com antecedência, pois, diante da crise dos semicondutores e da escassez de modelos, esta foi a saída encontrada. Há encomendas feitas em novembro de 2020 que serão entregues em julho de 2022, até porque locadoras maiores, que possuem maior poder de barganha, têm prioridade. Mas, por outro lado, ele disse que é comum que tirem acessórios para baratear a assinatura.
“Como somos pequenos é preciso lançar mão de iniciativas como essas, para a qual contamos com financiamento bancário com juros diferenciados para locadoras. Até porque a disputa por modelos é grande. Já nos ofereceram veículos de pronta entrega sem o kit multimídia… mas como ofereceremos o carro sem um de seus principais atrativos?: não faz sentido. Se houver demandas específicas encomendamos o carro exatamente como o cliente deseja.”
Segundo Campos 90% dos clientes buscam SUVs, o que facilita a triagem na hora de se antecipar. Outro diferencial no qual a For You Fleet aposta é o atendimento: “Aqui o cliente não vai ligar e ficar falando com uma voz eletrônica, pedindo para discar 1 ou 2. Falará direto com um profissional para auxiliá-lo. Dispomos de concièrge”.
A manutenção necessária, ou as revisões programadas, conta com equipe que retira e devolve o veículo. O locatário não precisa se preocupar em ir até o local para isso: “Gostamos de mimar nossos clientes. Doze fizeram aniversário neste mês e enviamos kit com duas taças de cristal e espumante”.
O empenho para superar a expectativa do cliente também aparece se é preciso readequar o contrato. O empresário contou que, diferentemente do que ocorre com assinatura direta com as fabricantes, em que a regra do jogo não pode ser alterada no meio do caminho, em sua locadora isso é permitido.
Algo comum é que a pessoa contrata pacote de quilometragem, mas acaba rodando a mais ou a menos e, de acordo com ele, como os carros são dotados de telemetria, ao notar comportamento diferente do que foi acordado é feito contato com proposta de alteração – o que pode partir também do cliente: “Quando é assinado o contrato a pessoa geralmente chuta uma rodagem, não sabe exatamente quando vai precisar. Pode ocorrer, portanto, de ter acordado 1 mil quilômetros e percorrido mensalmente 1,6 mil. Então oferecemos alteração para 2 mil quilômetros. A diferença é pequena: em um pacote de R$ 2,5 mil por 24 meses, por exemplo, o valor pode subir para R$ 2 mil 650. Agora, se essa conta for acertada no fim do contrato, pode ficar bem salgada. E não queremos isso. E a redução para menos também pode ocorrer”.
André Campos garantiu que o acordo não é engessado também quando se trata do modelo. Há exceções: um cliente que alugava um Toyota Corolla e quis mudar para um Jeep Compass quando descobriu a gravidez da esposa: “Ele já estava com o veículo havia treze meses. Na mudança quitamos o contrato sem multas e fizemos um novo por outros 24 meses”.
Vantagem adicional destacada por ele é que há a possibilidade de escolher veículos de diferentes fabricantes, o que não ocorre quando se está vinculado a uma montadora. Cerca de 5% dos consumidores já tiveram readequação do acordo.
Além disso é oferecido serviço de gestão de multa no qual, se o locatário não quiser assumi-la, basta pagar o dobro do valor para não correr o risco de perder sua carteira de habilitação. Mas, se houver reincidência de penalidade, o desembolso aumenta. Na segunda vez o valor triplica e, na terceira, quadruplica, e assim por diante.
Quem recomendar a empresa ganha desconto na assinatura a partir de programa de fidelidade da locadora boutique, com redução de 1% até o fim do contrato por indicação. De acordo com Campos um cliente já somou 6% de abatimento.
Cabe no bolso? – Com relação ao custo o diretor ponderou que, embora varie, pois se trata de um carro customizado, já partiu de R$ 2 mil para a locação de Nissan Versa – geralmente, os planos feitos diretamente com montadoras partem de R$ 2,5 mil, de acordo com o modelo.
Em quais situações vale a pena a assinatura? Campos foi categórico e afirmou que, se o consumidor está acostumado a trocar de carro a cada três anos, no máximo quatro, é vantajoso, principalmente devido à desvalorização do veículo zero. Mas se a troca vier acima desse período é preciso colocar na ponta do lápis, pois é provável que não seja interessante.
O executivo simulou valores com base em um modelo de R$ 120 mil que pode sair por R$ 2,5 mil por mês em contrato de dois anos: “Depois desse período o veículo já desvalorizou, em média, R$ 30 mil. Só de IPVA vamos considerar gasto de R$ 10 mil, assim como outros R$ 10 mil em seguro e R$ 3 mil em manutenção. Tem-se aí R$ 53 mil que o cliente que opta pela assinatura deixa de gastar. Caso ele disponha do dinheiro para pagar à vista e, em vez disso, investir em aplicação que renda 8% ao ano, ganhará mais R$ 25 mil. Ou seja: ao fim desse prazo terá economizado R$ 78 mil”.
Se dividir este valor, que seria gasto em dois anos, por 24, surgem R$ 3 mil 250 por mês, valor que Campos contrapõe aos R$ 2,5 mil da assinatura: “Se o consumidor cogita comprar carro novo por financiamento essa diferença ao fim do contrato é muito maior. Assim como em casos de pessoas que rodam bastante por mês, acima de 3 mil quilômetros, pois o desgaste de um bem que é seu traz mais custo com manutenção”.
Para equilibrar seu custo operacional a For You Fleet mudou sua sede no ano passado, de São Paulo para Belo Horizonte, MG, atraída pelo menor gasto com impostos, a exemplo do ICMS, alíquota de 12,5% ante 14,5% em São Paulo.
Com operação enxuta a locadora terceiriza serviços de manutenção e de leva e traz, por exemplo, e emprega sete funcionários.
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