Crise logística, alta nos custos e dificuldades com fornecedores ajudaram a crescer demanda
São Paulo — A crise logística que veio logo depois do primeiro ano de pandemia, com a retomada da economia e de diversos setores industriais, trouxe alta no preço dos frete marítimos, falta de contêineres e dificuldades para receber as entregas solicitadas a fornecedores. Esse cenário alavancou os negócios da Asia Shipping, que trabalha com a importação de carga fracionada, conhecida com LCL, Less Container Load, e que registrou alta de 30% por esse tipo de serviço em 2021.
Segundo Rafael Dantas, seu diretor comercial, houve a explosão da procura por esse tipo de importação de parte do setor automotivo no ano passado. Foi, em 2021, um dos três segmentos que mais usou o serviço:
“Muitas empresas estavam com problemas logísticos e nos procuraram para resolver a questão. Conseguimos avançar no segmento automotivo pelo conhecimento que já temos, pois atendemos diversas montadoras e seus grandes fornecedores, em alguns casos cuidando de 100% da logística de importação”.
Ele contou que as empresas recebem os pedidos de diversos fornecedores e vão preenchendo um contêiner próprio. Com todo o descompasso produtivo, contudo, as entregas atrasam e, consequentemente, atrasa também o processo de importação de pedidos já recebidos que estavam parados nos portos.
A operação de LCL da Asia Shipping oferece às empresas um espaço em seus contêineres, acelerando o processo: não é necessário esperar para preencher todo o contêiner exclusivo, conforme as mercadorias vão chegando, a importadora vai ocupando o espaço. Cada contêiner pode carregar 1 mil envelopes de 1 mil empresas diferentes e a operação de importação leva, em média, quarenta dias.
O sistema LCL também surgiu como alternativa para empresas menores e importadores por causa do aumento de preço do contêiner exclusivo, que atingiu seu maior preço no ano passado, segundo Dantas, elevando os custos de importação.
A Asia Shipping é um dos principais operadores de importação de carga fracionada da Ásia para América Latina: um de cada dez contêineres que chegam é seu. Com uma operação de grande volume sua escala ajuda a reduzir os impactos da alta nos custos e da falta de contêineres, disse Dantas.
Para 2022 a expectativa é a de que os valores dos fretes continuem altos e, por isto, muitas empresas de médio e pequeno porte deverão optar pela importação de carga fracionada, junto com toda a demanda que já existe. Desta forma a Asia Shipping projeta crescimento de 20% na sua operação de LCL ante 2021, com o setor automotivo figurando como um dos três principais.