O motor OM 654 produzido na Argentina passou uma série de mudanças para atender a nova fase de emissões
São Paulo — A Mercedes-Benz apresentou a linha Street 315 CDI da Sprinter 2023, que chega ao mercado com o novo motor OM 654, produzido na Argentina, para atender às novas normas de emissões para veículos leves no Brasil, a L7.
Com o novo motor a Sprinter Street ficou até 6% mais econômica no ciclo urbano e 11% na estrada, de acordo com os testes oficiais da Mercedes-Benz, mas os números podem variar dependendo do tipo de rodovia, modo de condução e qualidade do combustível.
Mesmo mais econômico o motor da linha leve da Sprinter ficou mais potente, saindo de 143 cv para 150 cv. O torque também passou por mudanças e agora é 3% maior. O nome da linha Street também mudou de 314 CDI para 315 CDI para acompanhar o avanço da potência.
Para atingir esses avanços a Mercedes-Benz realizou uma série de mudanças no motor, como a adoção do bloco de alumínio, um dos principais fatores para a redução de peso, em torno de 31 quilos na comparação com o anterior.
No caso das emissões o OM 654 traz sistema EGR de recirculação de gases de escape, que reutiliza parte dos gases emitidos pelo motor. A parcela liberada na atmosfera é tratada. O motor também usa Arla 32 para o tratamento dos gases emitidos e traz mudanças no sistema de injeção, com novo bico injetor.
A nova Sprinter Street 315 CDI chegará às concessionárias a partir de maio, com preços a partir de R$ 239,6 mil para as versões Truck e R$ 249 mil para as versões furgão. Os preços aumentaram 7,5% na comparação com a linha 2022, pelas mudanças e pelo incremento nos custos de produção.
O aumento no preço não deverá ser um problema para as vendas, com expectativa de alta de 10% sobre 2021, quando a Mercedes-Benz registrou 9,2 mil emplacamentos da Sprinter, considerando as versões de 3,5 toneladas, 4 toneladas e 5 toneladas. Para o mercado de large vans, como é classificada, a projeção também é de expansão de 10%, após 31 mil vendas no ano passado.
Com projeção de alta Aline Rapassi, gerente de produto da Mercedes-Benz Vans, disse, sobre a demanda de alguns segmentos, que “o e-commerce deverá continuar com forte demanda por esse tipo de veículo, porque seguirá crescendo em 2022, mas acredito que em ritmo um pouco menor do que o apresentando em 2021”.
Sobre uma versão elétrica da Sprinter, que já roda em outros países, Rapassi disse que a empresa aguarda um avanço na autonomia do modelo e que não levará muito tempo para essa opção chegar ao mercado brasileiro.