Carros compartilhados vêm ganhando destaque em empresas e condomínios
São Paulo – Há pouco mais de um ano o Grupo Renault decidiu que queria se tornar mais do que uma fabricante de automóveis e focar na oferta de soluções inteligentes de mobilidade e energia limpa. Assim, lançou a marca Mobilize, que desembarcou no Brasil em julho de 2021, primeiro país fora da Europa a apresentar esses serviços.
Ricardo Mendes, gerente geral de transformação de negócios da Renault do Brasil, afirmou que até 2030 a missão da marca é gerar mais de 20% da receita global do grupo. “É um super desafio, por isso temos cinco pilares. Um deles é propor soluções inovadoras de mobilidade, como o compartilhamento de veículos. O segundo é o financiamento e serviços de locação de longa duração. O terceiro é propor soluções de energia limpa, como o carregamento inteligente. O quarto é a obtenção de dados e conectividade de forma segura e monetizá-los. E o quinto é propor veículos específicos para mobilidade, o que queremos apresentar em breve.”
Embora a Mobilize destine seus produtos a todos os públicos, o que vem ganhando força no País, por enquanto, são os negócios feitos com empresas, na oferta de frota elétrica compartilhada, por exemplo, e em parcerias com cidades e Estados para oferecer veículos nas frotas públicas e garagens fotovoltaicas para recarregar elétricos.
Mendes antecipou, durante participação no evento SmartCity, em Curitiba, PR, que a cidade será a próxima a receber garagem fotovoltaica, em parceria com o governo do Paraná. A guarda civil recebeu da montadora na quinta-feira, 24, dois Twizys para o patrulhamento dos parques e das principais ruas da cidade.
“Tiramos bons ensinamentos com a experiência de Fernando de Noronha e estamos levando a outras localidades. E a Mobilize quer trabalhar em parceria com o poder público, para que a gente tenha incentivo para instalar carregadores. Toda a infraestrutura necessária para essa transição energética é cara. Se não trabalharmos com parcerias, seja com outras empresas, não conseguiremos fazer essa transformação.”
Ricardo Mendes
Outra vertente da marca é o Mobilize Share, aplicativo que permite a locação de veículos 24 horas por dia e sete dias por semana. Para oferecer números ao mercado, e comprovar sua vantagem, a Renault iniciou o projeto pela própria fábrica em São José dos Pinhais, PR. A frota corporativa da montadora era composta por 56 veículos usados somente para visita a fornecedores e clientes, por exemplo:
“Transformamos essas unidades em carsharing e, nos dois primeiros meses, reduzimos em 40% nossa frota, para 38 veículos, pelo simples fato de ter uma melhor utilização. Não precisamos ter carros parados se não serão utilizados. Hoje, 65% do tempo de uso é pessoal e 35% profissional, e nós já contabilizamos 985 viagens e 57 mil horas. Os veículos da frota corporativa eram uma despesa para a companhia, mas quando adotamos esse sistema, passou a ser fonte de receita. Os funcionários começaram a alugar esses veículos, que até então ficavam parados das 17h às 8h, justamente nesse período da noite, e com pagamento em cartão de crédito. E no fim de semana as unidades também são usadas.”
A iniciativa já foi ampliada para os governos do Paraná e do Distrito Federal, além da Fiep, Copel e Lactec. Em São Paulo Mendes contou que a maior parceira é a Estapar, gestora de estacionamentos, por meio da qual a Mobilize oferta três veículos no Condomínio São Luiz. “Hoje os carros podem ser encontrados em mais de dez estações. Temos muitos contratos em discussão no momento. Em breve teremos novidades.”
Em balanço parcial da presença da Mobilize no Brasil, o executivo afirmou que a marca possui dez clientes que usam o Mobilize Share e frota de 110 veículos da modalidade, além de unidades para locação.
Sem abrir metas para o País, Mendes disse que não há um planejamento, mas que a empresa está pronta para essa transformação rumo à eletromobilidade e a descarbonização e que o objetivo é ampliar o uso da marca, atualmente mais presente no B2B, para o consumidor final, e que a presença em condomínios é um canal.