Distribuidora de pneus de Itajaí criou duas marcas próprias
São Paulo – A despeito da escassez de borracha que tem afetado as fabricantes de pneus, reflexo da pandemia e das consequentes dificuldades logísticas, a CantuStore, importadora e distribuidora de pneus com forte presença on-line, tem apostado na pulverização de fornecedores para não sofrer desabastecimento.
Para ampliar a oferta a companhia sediada em Itajaí, SC, lançou no ano passado duas marcas próprias, criou serviço para a instalação de pneus a domicílio ou em estabelecimentos parceiros e ampliou o número de centros de distribuição. Resultado: obteve em 2021 o melhor desempenho de sua história, ao faturar R$ 1,6 bilhão, e iniciou 2022 com o pé direito com receita bruta de R$ 478,2 milhões, no primeiro trimestre deste ano. Outro recorde histórico.
Pelo fato de seguir investindo mesmo em meio ao cenário de coronavírus e, consequentemente, ter ampliado sua penetração no mercado brasileiro, a empresa cresceu 71,9% no ano passado – enquanto que o setor como um todo avançou 9,6% – e, em comparação a 2019, a receita bruta mais que dobrou. Em números absolutos cresceu 116,7%.
O avanço no trimestre foi de 45%, em comparação a igual período em 2021. Ao todo, de janeiro a março foram comercializados cerca de 700 mil produtos, boa parte deles para atender o segmento de agronegócio, que apresentou crescimento de 200% no faturamento com relação ao período de janeiro a março de 2020.
Para Vitor Leme, CFO da CantuStore, a manutenção dos bons resultados este ano se deve tanto à redução dos problemas na produção e de logística, apesar da guerra na Ucrânia, como pelo reforço na importação no fim do ano passado para garantir estoques, já imaginando um aumento de demanda em 2022.
No ano passado foram vendidos 2,5 milhões de pneus, sendo 40% para pesados. Do total, 1,2 milhão foi faturado pelo e-commerce, o PneuStore, canal por meio do qual as vendas cresceram 52% frente a 2020. Em torno de 70% de tudo o que foi vendido era importado.
Com relação ao impacto do dólar elevado, o executivo afirmou que o mercado de pneus é dolarizado, portanto, todos sofrem com o câmbio, uma vez que, segundo ele, 70% dos insumos das fabricantes são commodities, como borracha sintética e aço. “A logística também impacta essas matérias-primas. Ou seja, todos acabam sendo afetados.” E o reflexo foi visto nos preços, que subiram de 30% a 35%.
Leme destacou que um dos grandes fatores que favoreceram o crescimento mesmo em meio à pandemia foi a pulverização de fornecedores e clientes:
“Temos mais de quarenta fornecedores, sendo 15 no Brasil. Então quando há uma restrição de logística da China, importamos mais do Vietnã, da Índia, do México. Conseguimos consumir mais onde há maior disponibilidade, competitividade e agilidade. Essa flexibilidade foi fundamental, pois se eu pedia cem pneus a fábrica me entregava vinte, uma vez que cem era tudo o que ela tinha para atender globalmente. Abrimos relacionamento em fábricas na Argélia, Paquistão e outras da China que não costumávamos trabalhar, para tentar driblar o cenário de falta de pneus. Quanto aos clientes, igualmente não há concentração: nenhum deles responde por nem 1% do faturamento.”
Vitor Leme
O executivo lembrou que em 2020, enquanto muitas lojas ficaram fechadas por causa do lockdown, as frotas demandaram mais produtos, assim como os segmentos de agro e mineração. Da mesma forma que o e-commerce cresceu porque, devido à ampla adoção do home office, muita gente foi para o Interior e foi visitar familiares nas férias, em vez de viajar de avião, o que gerou maior demanda por pneus de passeio. Com isso, no ano em que a pandemia aportou no País, o negócio cresceu 26%.
“Nosso e-commerce, que já era maduro, ganhou muito mais força. Pelo fato de o modelo de negócio ser resiliente, consigo migrar meu foco de faturamento e compra de pneus de acordo com o mercado.”
Passo a passo para conquistar mais mercado – Leme contou que uma das estratégias para fazer o negócio crescer foi, literalmente, expandir territorialmente. Quando foi fundada, em 2006, a CantuStore tinha uma filial em Santa Catarina. No ano passado contabilizava 31 unidades em todo o País, sendo 26 filiais com tamanhos de 1 mil a 2 mil metros quadrados, e cinco centros de distribuição de 5 mil metros quadrados a 40 mil metros quadrados.
“Nossas filiais são estoques avançados. Por exemplo, se o pneu furou é preciso entregar outro imediatamente. E em vez de levar tudo de Itajaí, pois o tempo de entrega seria longo, temos estoques perto dos clientes. O last mile é muito rápido. Em um raio de até 500 quilômetros da filial entregamos em 24 horas.”
A segmentação e ampliação da oferta de pneus também foram cruciais ao desempenho. A empresa começou com a revenda de pneus de caminhões, importando da Ásia e distribuindo para frotistas e caminhoneiros. Em 2009 entraram em pneus de passeio, o que permitiu ampliar significativamente o portfólio. Depois começou a distribuir também produtos agro, OTR, mineração, florestal, motocicleta e bicicleta.
A terceira avenida de crescimento, como chamou Leme, foi a transformação digital e o investimento robusto em tecnologia, cujos valores não foram abertos, tanto que boa parte das vendas são feitas pelo canal de e-commerce PneuStore, que completou dez anos de existência em 2022 e respondeu por 40,7% da receita do líquida do ano passado, de R$ 1,3 bilhão. Em outras palavras faturou R$ 500 milhões e praticamente dobrou de tamanho.
“Mesmo que um dos nossos vendedores faça uma venda presencial para o dono de uma frota em Imperatriz do Maranhão, a partir do momento em que fez o registro no sistema toda a jornada se torna digital: análise de crédito, conciliação do pagamento, envio para o faturamento, separação da carga no estoque. Isso nos permitiu ganhar escala de forma rápida e pudemos expandir a receita da companhia.”
Maior portfólio – Desde o ano passado a CantuStore começou a investir em duas marcas próprias. A produção e o fornecimento dos produtos ficam a cargo das fábricas terceirizadas que cuidam desse processo. A SpeedMax é dedicada a canais de frotas e revendas e, a Itaro, para o B2C online.
No Brasil são produzidos mais pneus de moto e de carros antigos, como Fusca e Brasília. “Quanto aos demais, bicicletas, automóveis, caminhonetes, agro e caminhão nós escolhemos as melhores fábricas ao redor do mundo para cada tipo de pneu e produzimos nossa marca.”
Em 2021 os pneus de marcas próprias representaram em torno de 10% das vendas e, no primeiro trimestre deste ano, 22%.
Serviços – A CantuStore começou também a oferecer serviços por meio de seu e-commerce. Um deles, realizado pela própria empresa, é a PneuStore Móvel, que disponibiliza treze vans em doze municípios para realizar a entrega e a montagem em domicílio dos produtos adquiridos pelo site.
Outro é a venda de serviços prestados por parceiros. “Estamos trazendo os revendedores para o nosso site como uma camada de serviço, para montar, alinhar e balancear os pneus. No ano passado fechamos com 1,5 mil parceiros cadastrados conosco como pontos de montagem. Isso resolve o problema de receber o pneu em casa e ter que encontrar sozinho quem faça a instalação. Nós já entregamos o produto no local e ele já acerta os valores no próprio site.”
Além do e-commerce, canal de compras direcionado a pessoas físicas, a CantuStore vende também diretamente para frotistas de caminhões, tratores e locadoras de veículos. E também possui canal de revenda para varejos físicos – em 2021 foram 14 mil lojas. A empresa não possui loja física e emprega cerca de 1 mil funcionários.
Em 17 de março deste ano foi registrada como companhia aberta na CVM, Comissão de Valores Mobiliários. A ideia era realizar IPO em 2021, foi feito um protocolo no fim de outubro, mas diante de queda brusca na bolsa a janela para IPOs foi fechada e houve suspensão do processo. Leme ressaltou que, por ora, não há nova data para a oferta pública de ações.