São Paulo — A Caoa Chery apresentou na noite da terça-feira, 14, cinco modelos eletrificados que serão lançados no mercado brasileiro até o fim do ano. Dois deles, híbridos flex, terão a montagem de seus kits CKD iniciada ainda este mês na fábrica de Anápolis, GO: o Tiggo 5x PRO Hybrid como o da foto acima e o Tiggo 7 PRO Hybrid.
A Marelli será a parceira local fornecendo a unidade de controle eletrônico do powertrain elétrico dos dois modelos que serão montados por aqui.
As outras novidades importadas da China são o híbrido flex Arrizo 6 PRO Hybrid e o Tiggo 8 Plug-in Hybrid, que chegarão às concessionárias em agosto. E o subcompacto 100% elétrico iCar, com autonomia de até 300 quilômetros, que começará a ser vendido até o fim do mês.
O iCar será o elétrico mais barato do País: parte de R$ 139 mil 990. Segundo Márcio Alfonso, vice-presidente de operações da Caoa, o veículo chega para rivalizar com o Renault Kwid e-tech, o automóvel elétrico mais em conta do mercado. Também importado da China o francês tem sido encomendado por R$ 146 mil 990. O Renault Kwid e-tech possui autonomia de até 298 quilômetros em uso urbano.
Produção local – Alfonso afirmou que a capacidade instalada na fábrica de Anápolis é de 86 mil carros por ano, e que a realidade mostra que pouco mais de 40 mil unidades saem das linhas por ano, ou seja, pouco menos da metade.
Ainda há bastante espaço para ampliar o portfólio da companhia, segundo o executivo, que no ano passado contratou cerca de oitocentos profissionais para o segundo turno, uma fábrica que conta com 2,4 mil trabalhadores.
Inaugurada em 2007 desde 2016 a unidade vem passando por adaptações: são fabricados os Caoa Chery Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8, os Hyundai iX35 e New Tucson e os caminhões HR e HD80, também da marca Hyundai. E a intenção, ao menos por enquanto, é manter todos em produção.
O objetivo da Caoa Chery é se tornar a primeira montadora a eletrificar todos os modelos produzidos no País até o fim de 2023.