São Paulo – Mais de 90% do projeto de readequação das linhas da Volkswagen em Taubaté, SP, já foi realizado. Em obras desde dezembro a unidade é a última da empresa no Brasil a receber a plataforma MQB, onde será montado, a partir do ano que vem, o Polo Track, primeiro de uma família de veículos compactos de entrada.
Para produzir o substituto do icônico Gol a Volkswagen aplica, na unidade, parte dos R$ 7 bilhões reservados para seu plano de investimento na região até 2026. Os demais modelos da família poderão ser montados ali ou nas outras fábricas da empresa no País, em São Bernardo do Campo, SP, ou em São José dos Pinhais, PR: a plataforma modular permite essa flexibilidade.
“As obras de adequação na fábrica estão aceleradas e mais de 90% do projeto já foram executados”, disse Vilque Rojas, gerente da fábrica de Taubaté. “Todas essas modernizações trarão ganho na produtividade e na qualidade do produto final entregue ao nosso cliente. Além disso estamos promovendo treinamento de excelência para as nossas pessoas, pois acreditamos que investir na qualificação da nossa equipe é também investir na satisfação do nosso cliente.”
As modernizações abrangem desde a estamparia até a montagem final. Na área de armação da carroceria oitenta robôs foram agregados, de dois modelos diferentes, que atuarão em conjunto e permitirão o aumento de 33% na capacidade de produção do setor. Uma solda a laser trifocal também foi adquirida, que permitirá a solda de peças do teto e laterais com matéria-prima de eletrogalvanização e de imersão a quente ou as duas juntas.
Na área de montagem o Fahrwerk, área conhecida como casamento, onde é feita a união do powertrain com a carroceria, foi ampliada para que os modelos da MQB possam ser montados em Taubaté.
Enquanto toca as obras de modernização a Volkswagen faz o treinamento de todos os trabalhadores da manufatura. A realidade virtual, que permite manipular peças e montar modelos que ainda não existem fisicamente, é uma aliada do processo.
Hoje Taubaté, que no passado produziu Passat, Saveiro, Parati e up!, monta o Gol e o Voyage. Recentemente 150 vagas foram abertas para o segundo semestre. Segundo o sindicato dos metalúrgicos local mais um modelo será montado sobre a MQB a partir de 2025.