São Paulo – Foram três as premissas adotadas pela Scania ao iniciar, cerca de três anos atrás, o desenvolvimento de sua nova linha de chassis de ônibus: atender à nova norma Proconve P8, equivalente a Euro 6 e que entra em vigor em 2023, e controlar, assim, as emissões, oferecer aos motoristas e passageiros mais conforto e segurança e ao frotista um custo menor de manutenção, o tão falado TCO pelos atores do setor.
Parte do investimento de R$ 1,4 bilhão aplicado no Brasil, de 2021 a 2024, foi direcionado à nova linha que chega ao mercado a partir do ano que vem e, segundo o gerente de soluções para a mobilidade Celso Mendonça, conseguiu atender às premissas estabelecidas: reduz o consumo de combustível de 8% a 10%, traz novas tecnologias de segurança e telemetria e atende a P8.
Os motores de 9 e 13 litros, que desenvolvem de 280cv a 500cv, foram equipados com o sistema SCR para controlar as emissões de CO2 e NOx. Adicionalmente receberam o XPI, um sistema de injeção eletrônica de alta pressão. “Só aí conseguimos 7% de economia de combustível”.
Os chassis rodoviários são equipados com o câmbio automatizado Scania Opticruise, com três modos de condução, que gera mais 1% de redução de consumo. Nos urbanos a transmissão é a automática ZF Ecolife 2 que, junto com o sistema start-stop, reduz em 3% o combustível consumido.
“Ou seja: nos rodoviários conseguimos, de partida, consumo 8% menor do que a linha 2022 e nos urbanos 10%. São cálculos obtidos a partir de testes que a Scania fez em rodovias do Brasil e demais países da região e batem com os resultados encontrados nos outros países”.
Os chassis passam também a oferecer tecnologias ADAS, os recursos de assistência aos motoristas. Algumas tecnologias incorporadas foram alerta de ponto cego, sensores nas laterais, alerta de presença de pedestres, controle de velocidade adaptativa, assistente de manutenção de faixa e frenagem de emergência automática.
A área do motorista foi redesenhada e aprimorada, com novos painel, volante e pedal. Por meio do volante o motorista consegue controlar boa parte das funcionalidade, como acontece nos automóveis. É novo também o eixo direcional traseiro no modelo urbano de 15 metros, com sistema eletro-hidráulico e menor número de componentes.
Os chassis ainda não estão disponíveis e, portanto, seus preços não estão fechados. Mendonça disse que chegarão ao mercado em janeiro de 2023 e, com a proximidade, os valores serão divulgados. Não revelou também expectativa de vendas: adiantou, porém, que espera em um desempenho da Scania superior ao mercado.
A fábrica de São Bernardo do Campo, SP, de onde sai a linha K é responsável também por abastecer os demais países da América Latina, para onde os chassis poderão ser exportados.