São Paulo – Uma ideia que surgiu no fim de 2018, após viagem para os Estados Unidos, foi sendo amadurecida ao longo dos quatro anos seguintes e, na quinta-feira, 25, foi anunciada pela Volkswagen Caminhões e Ônibus: programa de assinatura para a locação de caminhões. Batizado VW Truck Rental, é o primeiro serviço a oferecer aluguel de caminhões 0 KM direto da montadora, assim como já é feito com automóveis e comerciais leves.
A gestão do negócio ficará a cargo da Volkswagen Financial Services, que ofertará cem caminhões durante a primeira fase do programa, um projeto-piloto. Rodrigo Capuruço, CEO do braço financeiro da empresa no Brasil e na América do Sul, espera que este primeiro lote seja locado em até noventa dias. Como tudo é novo a ideia é primeiro sentir como o cliente vai reagir e aderir à novidade. Por isso as customizações ficarão para a segunda fase.
Os cem primeiros veículos já foram adquiridos pela VWFS. Capuruço destacou que o principal diferencial da assinatura é o pacote de serviços: “Já não entregamos mais caminhão mas, sim, solução”. O negócio envolve um triunvirato composto por VWCO, rede de distribuição com 150 pontos de revenda e pelo banco, junto com a LM Frotas, que atua na terceirização e gestão de frotas, já apresenta grande diferencial.
“Apesar de nascermos hoje já começamos a fazer a abrangência do nosso produto nacional. Um cliente do Sul do Brasil, por exemplo, fará sua escolha de forma digital e será atendido na rede de caminhões que terá seu contrato supervisionado pelo triunvirato.”
A única parcela mensal, de acordo com Capuruço, inclui a manutenção do veículo, serviço de telemetria Rio e o seguro do caminhão: “Eliminamos a burocracia com relação ao processo de compra, toda a documentação do processo de aquisição é de responsabilidade da VWFS. E removemos do cliente a necessidade de venda. Ao término do contrato o veículo seguirá para o Volks Confia, onde será comercializado, e o cliente receberá um novo caminhão”.
Estão disponíveis para locação seis modelos, incluindo leves e pesados: VW Delivery Express e 11.180, VW Constellation 17.190 Robust, 24.280 e 25.460, e VW Meteor 28.460. Os valores de partida variam de R$ 3 mil 679 por mês, caso do Delivery Express, a R$ 15 mil 999 por mês, caso do Meteor.
Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e serviços da VWCO, afirmou que a escolha dos modelos se deu pela demanda do mercado: “Mas em um passo seguinte, após a primeira fase, já está sendo estudado oferecer o e-Delivery elétrico”.
Alouche, que em fevereiro, em entrevista a AutoData, assinalou que plano de assinatura para caminhões seria realidade em um “futuro não tão distante” para veículos novos e usados, voltou a afirmar que está nos planos da companhia oferecer locação de usados.
É possível optar por dois planos, sendo um de 36 meses e outro de 60. Os prazos são mais elásticos do que assinatura de carros de passeio, por exemplo, pelo custo mais elevado dos veículos. A diretora de marketing da VWFS, Simone Moras, contou que nos estudos realizados esses foram os prazos que corresponderam aos melhores valores para os clientes.
“No Delivery Express começamos com 1,5 mil quilômetros por mês e que pode chegar a 10 mil por mês. No Meteor começa com 3 mil quilômetros. Temos boa negociação de quilometragem extra também, pois a ideia é não ferir a saúde financeira do cliente.”
Estão disponíveis, ainda, as opções de caminhão com implementos, cujo parceiro, em um primeiro momento, é a Facchini, com baú e carga seca.