As três líderes de mercado ganharam participação e responderam por 49% das vendas de janeiro a agosto
São Paulo – Mais afetadas pela crise global de semicondutores, até por possuírem maior volume de produção local, as três primeiras empresas do ranking de automóveis e comerciais leves, Fiat, General Motors e Volkswagen, vêm recuperando nos últimos meses seu espaço no mercado brasileiro. Ao fim de agosto às três corresponderam 49,3% das vendas de veículos leves, porcentual que, há um mês, era de 48%.
A normalização da produção aliada às entregas de maiores volumes às locadoras ajudam a entender a reconfiguração do mercado, pois são estas marcas as maiores fornecedoras das empresas de locação. Toyota e Hyundai, que vinham se destacando nos últimos meses, começaram a perder espaço no mercado, embora seus desempenhos no acumulado continuem acima da média.
Quem mais colabora para a recuperação é a GM: até junho as vendas, comparadas a igual período de 2021, apresentaram queda. O cenário inverteu no mês passado e, ao fim de agosto, a comparação já indica avanço de 22%. Cabe a ressalva de ser comparado a um cenário de total ausência de Chevrolet Onix e Onix Plus no mercado de 2021, pois a produção em Gravataí, RS, foi interrompida por alguns meses.
A Nissan segurou sua oitava posição no ranking, agora à frente da Honda, que começa a ser perseguida pela Peugeot. Outra briga interessante, que promete boa disputa até o fim do ano, é a da Toyota com a Hyundai pela quarta posição.