São Paulo – A Toyota terá mais um veículo híbrido flex fabricado no Brasil. Depois de desenvolver no País a tecnologia que une a eletrificação ao etanol com o Corolla, desde 2019, e o Corolla Cross, a partir de 2021, a empresa produzirá um terceiro modelo, compacto. O anúncio do novo híbrido flex, que será fabricado em Sorocaba, SP, é previsto para acontecer em dois ou três meses.
A escolha por veículo de menor porte propõe ofertar modelo com custo mais acessível do que o Corolla e o Corolla Cross mas, ao mesmo tempo, igualmente capaz de reduzir as emissões de CO2.
Existe a possibilidade de que se trate de um SUV compacto, devido à intensa demanda do mercado brasileiro por esse tipo de veículo. Além disso a Toyota reconhece que é um desafio proposto oferecer essa tecnologia de descarbonização em carros menores e, portanto, mais acessíveis.
O modelo deverá seguir a mesma receita de seus precursores, o Corolla fabricado em Indaiatuba, SP, e o Corolla Cross também em Sorocaba, de onde também saem Yaris e Etios para exportação. O híbrido flex não será mild hybrid nem plug-in.
Entusiasta da hibridização no Brasil a Toyota quer ampliar sua fatia em modelos com essa tecnologia ao produzir um compacto. Até 2025 a proposta da empresa é que todos os seus modelos possuam ao menos uma versão eletrificada.