Primeiro Mercedes-Benz elétrico para longa distâncias começa a ser produzido para o mercado europeu em 2024
Hannover, Alemanha – A Mercedes-Benz começa a produzir em 2024 seu primeiro caminhão elétrico pesado destinado a longas distâncias: com até 500 quilômetros de autonomia garantidos por bateria de célula de fosfato lítio-ferro, FFP, o eActros é a estrela da Daimler Trucks no IAA, feira internacional de veículos comerciais que abre as portas nesta segunda-feira, 19, em Hannover, Alemanha.
Com capacidade de carga de 42 toneladas o eActros equipado com as FFP alcança autonomia de até 500 quilômetros. A composição da bateria também dará uma vida útil mais longa para o conjunto de armazenamento de energia, segundo a Mercedes-Benz, contribuindo para melhorar a equação do TCO, custo operacional, ao longo do tempo.
Depois de rodar mais de 1,2 milhão de quilômetros de testes o caminhão elétrico da Mercedes começa, no ano que vem, uma prova real de utilização em operadores parceiros. Em 2024 começa a produção em série na Alemanha.
A Mercedes-Benz trabalha em parceria com a Volvo para ampliar a rede de abastecimento na Europa com seus carregadores ultrarrápidos, que preenchem a bateria com 80% da sua capacidade em 30 minutos. Ao mesmo tempo desenvolve modelo de negócios para a instalação de carregadores nas garagens dos clientes, pois calcula que 60% das viagens na Europa não ultrapassam a capacidade máxima desta nova bateria.
Chega ao Brasil?— Acompanhando a prévia global do IAA com a imprensa e parceiros locais no domingo, 18, Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas para a América Latina, disse que o eActros pode chegar ao Brasil “quando o operador puder pagar por ele”.
Mas ainda está muito distante porque além do preço – ainda não definido – superar muitas vezes o valor do caminhão a diesel outros fatores como a infraestrutura e a vocação brasileira para outras alternativas podem atrasar o lançamento do eActros no País.