Novo Range Rover, primeiro veículo desenvolvido sob esse conceito, desembarcou no Brasil
São Paulo – Desembarcou no Brasil o primeiro veículo desenvolvido sob o conceito Modern Luxury, luxo moderno traduzido para português, pela equipe da Land Rover. O primeiro cliente do Range Rover, série especial First Edition na cor preta, com motor diesel e sistema MHEV, recebeu seu exemplar no Hotel Rosewood, em São Paulo, inaugurado no fim do ano passado com objetivo de atrair o público de classe altíssima – suas diárias partem de R$ 4 mil.
Apesar de parecer uma contradição, por se tratar de veículos do segmento de luxo, um degrau acima dos premium, o luxo moderno enxergado pela Land Rover busca a simplicidade. Ela se encontra no próprio design do Range Rover, da sua silhueta externa ao ambiente interno. O próprio desenho do veículo não traz exageros, traçado ao redor de três linhas, sem deixar de ser elegante. Por dentro toda a tecnologia embarcada tem seu acesso simplificado a poucos botões, sem telas touchscreen espalhadas por todo o painel.
Não é pouca coisa: controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência e assistente de correção de faixas dão o tom da condução semiautônoma. O sistema de infotainment é aliado a um poderoso sistema de som de 35 alto-falantes, que emite, inclusive, efeitos de som de silêncio, como em fones de ouvido com isolamento acústico, para garantir o conforto interno dos ocupantes de um veículo movimentado por um motor V8 de 530 cavalos.
A reportagem experimentou tanto a versão V8, a gasolina, como a diesel com sistema híbrido leve, que alcança 350 cv. Em ambas o silêncio interno surpreendeu, assim como a facilidade em manejar um veículo de mais de 5 metros de comprimento – o sistema de esterçamento nas quatro rodas colabora bastante. Os bancos traseiros são um caso a parte: cada um possui uma tela de LCD touchscreen independente à sua frente, ou seja, os ocupantes podem ouvir música ou assistir a vídeos diferente do ambiente do carro, usando fones bluetooth.
Esse bancos, que contam com sistema de massagem, podem também ser rebatidos eletronicamente e criar um ambiente com conforto semelhante à classe executiva de um avião. Na Europa o Range Rover é comumente utilizado por clientes que possuem motoristas – mas no Brasil, segundo Paulo Manzano, diretor de marketing da Jaguar Land Rover Brasil, quem compra o veículo usualmente o dirige também.
E já há mais clientes do que unidades disponíveis, de acordo com o executivo. Cinquenta unidades desembarcam nos próximos meses mas a fila de pedidos já soma 470 pessoas. “O plano é ampliar a gama no ano que vem com a versão PHEV, que só não veio ainda por causa da crise dos semicondutores. E em 2024 queremos trazer a BEV poucos meses após o seu lançamento na Europa”.
Os preços parte de R$ 1 milhão 160 mil na versão diesel e R$ 1 milhão 604 mil na V8 e podem subir de acordo com a cor e personalização escolhida. O Range Rover é produzido na Inglaterra.