São Paulo – Para ajudar a atingir o objetivo de baixar as emissões de carbono em 50% até 2030, e zerá-las até 2038, a Stellantis lançou linha de peças remanufaturadas que reduzem o preço em 40%, em média, se comparado a similar novo. A iniciativa, batizada de SUSTAINera, é global. O selo integra Unidade de Negócios de Economia Circular da Stellantis.
Segundo o presidente da Stellantis América do Sul, Antonio Filosa, a expectativa é de que até 2030 a iniciativa renda € 2 bilhões em novos negócios, sendo até 10% desse montante, ou € 200 milhões, gerados a partir do Brasil. “Uma vez que você tem portfólio amplo de componentes e envolve 100% da rede ou uma parcela grande é possível atingir dois dígitos.”
Filosa ponderou que as peças podem ser utilizadas somente em veículos fabricados no Brasil – a exceção fica por conta de modelos feitos na Argentina que tenham peças oriundas do País, a exemplo do Fiat Cronos, que tem 50% dos fornecedores brasileiros, ou o Peugeot 208, em que 40% da cadeia está aqui.
No momento há cinco fornecedores brasileiros e dois argentinos participando do SUSTAINera. Até o fim do ano, segundo Paulo Solti, vice-presidente de peças e serviços da Stellantis América do Sul, serão oito no Brasil e quatro na Argentina. “Cada produto tem o seu fornecedor de reciclagem e recondicionamento específico.”
Em um primeiro momento cem peças estão disponíveis em cerca de 1 mil concessionárias das redes autorizadas Citroën, Fiat, Jeep e Peugeot. Até o fim do ano o volume chegará a 150, completou Solti.
São cinco famílias de peças, por enquanto, como conversor de torque para câmbio automático, que reduz em 80% o uso de novos materiais e diminui em 76% a emissão de CO2, mesmos porcentuais que caixa de transmissão. Há ainda caixa de direção, turbo, alternadores e motores de partida. Na média deixam de ser emitidos 50% de carbono e a economia de materiais gira em torno de 80% com as peças remanufaturadas.
Outras quatro famílias de peças estão em desenvolvimento, como caixa de transmissão manual, ECU, BSI, bomba injetora diesel e bico injetor diesel.
Há garantia de até um ano em caso de compra e instalação na rede concessionária, que, ponderou Filosa, é a mesma do produto original. Se a aquisição for feita no balcão a garantia é de três meses.
A estratégia integra gama de ações na manufatura, cadeia de fornecimento e logística, que compõem 55% do caminho para a redução de CO2. Os outros 45% se darão por meio de ações em produtos, no caso do País, com forte aposta em híbridos flex, mild hybrid ou full hybrid.
De acordo com Filosa a Stellantis será a montadora que irá zerar mais rápido as emissões de carbono, até 2038.