Throttle Up é oferecido como acessório nas concessionárias e a startup almeja negócios com montadoras
São Paulo – A startup OnMotus, instalada no Rio Grande do Sul, começou a desenvolver em 2018, ainda em uma garagem, o Throttle Up, sistema que adiciona ao carro a tecnologia de piloto automático e de limitador de velocidade. Após um ano de trabalho a empresa colocou o produto no mercado e, atualmente, já atende a 138 modelos, de acordo com FelipeRamos, seu diretor comercial e um dos seus três fundadores.
“Nossa ideia era criar um produto novo, do zero, com base em quatro pilares: economia de combustível, esportividade, conforto e segurança para os usuários. Iniciamos as vendas por meio de plataformas digitais de e-commerce e com uma concessionária parceira”.
O modelo de negócio ainda segue dessa forma, só que com mais revendas parceiras e alguns distribuidores espalhados pelo Brasil.
A OnMotus já comercializou 1 mil unidades até o momento e, ao longo do ano, acredita que chegará à marca de 6 mil vendas, atingindo sua capacidade máxima de produção. Caso a demanda aumente a empresa já possui maquinário e espaço para ampliar seu ritmo produtivo. Uma das metas para ganhar volume seria fechar negócio direto com uma montadora, que poderia comercializar o produto por meio de uma linha própria de acessórios, foco de trabalho a médio prazo.
O Throttle Up é vendido em duas versões. Uma, a mais básica, oferece o piloto automático e o limitador de velocidade, e uma segunda que agrega outras funções como seis modos de condução, sendo quatro fixos e dois configuráveis, limitador de potência do veículo para deixar com manobrista, por exemplo, função anti furto que bloqueia o acelerador e sistema que traz diversas informações do veículo. O preço para o cliente final é de R$ 1,4 mil e R$ 1,5 mil, respectivamente, e comprando de forma online é possível parcelar em até doze vezes.
Para controlar as funções do Throttle Up a startup desenvolveu dois caminhos: um aplicativo de smartphone e um controle remoto que, com quatro botões, permite controlar o sistema. A intenção é atender dois tipos de público: os que são mais antenados à tecnologia e os mais tradicionais, que ainda não usam smartphone.
O sistema pode ser instalado em diversos carros novos e usados: o que define é se o modelo tem, ou não, acelerador eletrônico. Se tiver é possível desenvolver o Throttle Up para o veículo. A meta da OnMotus é atender cerca de 280 modelos até o fim do ano, com uma mudança no sistema para adaptá-lo para modelos mais antigos, veículos produzidos até 2008.
A instalação do sistema é considerada simples pois é vendido com os conectores originais do veículo, sendo necessário conectar o sistema no acelerador eletrônico, no sinal do freio e no conector de diagnóstico do veículo.
O público alvo da startup vai desde o proprietário de um carro mais antigo e que tem interesse em torná-lo mais econômico, confortável e seguro com o sistema, assim como os donos de carros novos, que saíram há pouco tempo da concessionária, mas não possuem um piloto automático de série, caso das versões mais baratas de diversos modelos comercializados no País.
A startup também mira o mercado externo, com exportações já realizadas para clientes finais em Portugal, Uruguai e Argentina. Para o ano que vem o foco será em buscar distribuidores em outros países para oferecer o sistema, assim como desenvolver novas funções para o Throttle Up.