Ao posicionar hatch com preço baixo para um elétrico, R$ 149 mil 800, BYD busca divulgar a marca no País
São Paulo – É quase o elétrico mais barato do Brasil: por R$ 149,8 mil o BYD Dolphin EV só perde o posto para o Jac e-JS1, quase R$ 3 mil mais barato. Ficou posicionado abaixo dos Renault Kwid E-Tech e Caoa Chery iCar, que integram o segmento de entrada dos 100% elétricos do mercado brasileiro – R$ 190 mais barato, para ser mais exato. Mas o hatch oferece tecnologias que nenhum deles dispõe.
A começar pelo mais visível, que chama a atenção de todos que entram no Dolphin EV, além do acabamento caprichado interno: o ICS, Intelligente Cockpit System, composto por uma tela de 12,8 polegadas que faz a rotação da horizontal para a vertical em resposta a comando de voz. Também com a voz a temperatura do ar-condicionado cresce ou diminui, muda a estação do rádio, dentre outros comandos. Uma tecnologia disponível em outros modelos da BYD já vendidos no País, com preços bem superiores.
Outro fator é a autonomia: as medições do Inmetro garantem 291 quilômetros rodando com a mesma carga. O Dolphin EV traz as baterias Blade de 44,9kWh, que podem ser recarregadas de 20% a 80% em 25 minutos com um carregador ultrarrápido.
O hatch é montado sobre a e-Platform 3.0, a mais recente da BYD para os 100% elétricos, que integra o sistema de alta tensão e as baterias com o chassi do carro. Com 2m70 de entreeixos oferece também mais espaço do que seus concorrentes em preço. Os R$ 149,8 mil trazem ainda uma wallbox ao cliente e franquia de 5GB de internet nativa.
Segundo a BYD o preço deverá ser mantido nos demais lotes. O primeiro, de trezentas unidades, já foi quase todo encomendado na pré-venda, de acordo com a empresa.
Primeiro da linha Ocean
O Dolphin EV é o quinto do portfólio da BYD no Brasil, junto com Tan EV, Yuan Plus EV e Han RV, 100% elétricos, e o híbrido Song Plus DM-i. E o primeiro de uma nova linha, a Ocean, inspirada em animais marinhos e ondas do mar.
O hatch é, naturalmente, o modelo de entrada da BYD, que pretende, com ele, amplificar sua presença por aqui e reforçar a marca enquanto finaliza os pormenores da instalação de sua fábrica de veículos – ao que tudo indica na Bahia. Segundo Tyler Li, presidente para o Brasil, o Dolphin EV é um dos candidatos a sair das futuras linhas de montagem nacionais.