Araçariguama, SP – O Grupo Vamos investiu R$ 4 milhões na aquisição de 140 caminhões usados, com idade de 28 a 53 anos, com o objetivo de retirá-los de circulação e conseguir o desconto do governo, por meio da MP 1 175, para adquirir outros 140 modelos 0 KM da Volkswagen Caminhões e Ônibus. O anúncio da parceria, que envolve a Gerdau, responsável pela reciclagem, foi feito na terça-feira, 22, em Araçariguama, SP, com a presença do vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
Segundo a empresa a maior parte dos veículos operava nas regiões dos portos de Santos, SP, e Rio de Janeiro, RJ – o mais antigo, de 53 anos, transportava mercadorias dos armazéns do porto santista. Boa parte dos antigos donos, de acordo com a Vamos, investirá em um modelo mais novo.
Os caminhões retirados de circulação têm sua baixa realizada nos Detran, são descontaminados, com a retirada dos fluidos e outros itens, e depois encaminhados à fábrica da Gerdau em Araçariguama, onde há um aparelho que faz a reciclagem. Os materiais ferrosos se transformam em sucata, matéria-prima para um novo aço. Os demais materiais têm sua destinação para a reciclagem ou são usados como combustível nos alto fornos.
“A Gerdau recicla por ano o equivalente a 5 milhões de carros”, disse seu vice-presidente Rubens Pereira. “Cada tonelada de aço reciclada evita a emissão de 1,5 tonelada de CO2 na atmosfera. E a cadeia ainda gera cerca de 1 milhão de empregos.”
Para Fernando Antônio Simões, CEO da Simpar, controladora da Vamos, a medida tem também um componente social, pois ajuda os caminhoneiros a terem melhor qualidade de vida. Em 2021 a empresa realizou projeto-piloto com cinquenta caminhões antigos, investindo R$ 2,4 milhões na compra e no acompanhamento da jornada dos antigos donos, todos autônomos. 56% compraram um caminhão mais novo, 20% reservaram o dinheiro para emergências e 24% para pagar dívidas ou investir em projetos pessoais. Um ano depois 86% dos que compraram caminhões novos afirmaram que sua qualidade de vida melhorou, com mais segurança, conforto, redução do estresse e mais tempo para passar com a família.