Rio de Janeiro, RJ – A JLR apresentou seu novo sistema de carregamento para veículos elétricos, que capta energia solar e a armazena em bateria já utilizada por veículo elétrico e que está em sua segunda aplicação, em parceria com a Energy Source. Quando um carro chega ao eletroposto para recarregar utiliza-se aquela energia armazenada. O projeto piloto dispõe de bateria de um Jaguar E-Pace e foi instalado na concessionária Land Rio, no Rio Janeiro, RJ, que é a primeira concessionária zero carbono da marca.
Para clientes da JLR a recarga não terá custo, mas para clientes de outras marcas será cobrado um valor por cada kWh. João Oliveira, presidente da montadora para a América Latina, disse que as baterias usadas no projeto podem ser retiradas dos veículos após muitos anos de uso, “mas em casos como acidentes, nos quais o veículo não será recuperado, o componente pode ser usado para uma segunda aplicação”.
Para os próximos anos a JLR pretende o avanço deste modelo de negócio para todas as suas concessionárias no Brasil, uma opção viável para segunda aplicação das baterias, até que elas não tenham mais capacidade de armazenamento e necessitem passar pelo processo de reciclagem. O projeto nacional também poderá avançar para outros países a médio prazo:
“Estamos estudando a exportação dessa solução para outros mercados mais maduros, como Europa e Estados Unidos, que possuem um volume muito maior de veículos elétricos e baterias que permitem uma segunda aplicação”.
O eletroposto foi fornecido pela WEG, parceira do projeto, e ficará conectado à rede de gestão da EZvolt, outra parceira, assim como no aplicativo, que permite que os usuários verifiquem qual carregador está mais perto dele, assim como sua capacidade de carga e disponibilidade.