SUV compacto tem acabamento interno caprichado e estreia motor 1.0 turbo flex e a transmissão automática de seis marchas
Rio de Janeiro, RJ – Primeiro de oito modelos previstos para os mercados internacionais da Renault, aqueles que estão fora da União Europeia, o Kardian chega às concessionárias em março, após início da produção em São José dos Pinhais, PR, até o fim do ano. O SUV compacto tem como objetivos competir especialmente com Chevrolet Tracker, Fiat Pulse e Volkswagen Nivus, dentre outros, e fazer a Renault deixar de produzir Dacia e voltar a ser Renault por aqui.
Com ele a companhia vira a página para o segundo capítulo do plano Renaulution, a Renovation. A anterior, Resurrection, teve como objetivo recuperar a lucratividade com a ampliação das margens do portfólio, com o foco direcionado às prateleiras mais alta dos segmentos nos quais competia. Com sucesso, segundo o CEO global Fabrice Cambolive.
O plano permanece e o Kardian escancara o objetivo, ao trazer acabamento interno mais caprichado, tecnológico, e a preocupação em demonstrar ser de um nível mais alto, com a ressalva de que não sabemos se a versão apresentada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, RJ, será a de maior volume, até porque a divulgação do planejamento comercial será feita apenas mais perto de o modelo chegar ao mercado, em março.
O console mais elevado, em que se destaca a nova alavanca de marchas do tipo e-shifter, sem cabo mecânico, acionada por meio de toque na manopla de comando, o painel de instrumentos digital de 7 polegadas, a tela multimídia de 8 polegadas e os materiais aplicados no interior, bem como o freio de estacionamento elétrico, elevam o patamar do SUV compacto.
Na parte externa se destaca o novo logotipo da Renault, uma lembrança de que uma nova era está se iniciando. A assinatura de iluminação LED é outro destaque.
É tudo bem diferente dos Renault aos quais os brasileiros se acostumaram nos últimos anos, muitas vezes com acabamentos espartanos com abuso do plástico, simplicidade no design interno e o controverso desenho Dacia, ainda que aprimorado e modernizado nos últimos anos.
Montado sobre a rebatizada plataforma CMF global o Kardian tem 4m12 de comprimento e 2m60 de entre-eixos, com rodas de 17 polegadas e 410 litros de porta-malas.
O Kardian estreia também o inédito motor 1.0 turbo flex de três cilindros, que entrega 125 cv com injeção direta e o câmbio automático de seis velocidades com dupla embreagem. São José dos Pinhais abastecerá também mercados da América Latina e o motor terá uma versão a gasolina.
Não será feito apenas no Paraná: em um segundo momento, de acordo com Cambolive, o Kardian sairá também das linhas de Casablanca, Marrocos.